Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/636
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ComportamentoProfessoresEducaçãoBásica.pdf217,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada
Autor(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Costa, Sely Maria de Souza
Assunto: Comportamento informacional
Bibliotecas escolares
Informação
Data de publicação: 2003
Referência: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; COSTA, Sely M. S. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003.
Resumo: O estudo objetiva descrever as características dos docentes e identificar os canais e fontes utilizados, assim como os fatores que influenciam o padrão de comportamento na busca da informação para formação continuada. Utilizou-se como referencial teórico o modelo de busca de informação de Wilson, com enfoque nas necessidades cognitivas dos professores, de acordo com o modelo proposto por Imbernón. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário auto-administrado e a entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram que as fontes mais usadas são os livros didáticos e paradidáticos, além de jornais. Concluiu-se que as novas tecnologias ainda não são usadas por professores de educação básica como um recurso cotidiano de apoio à formação continuada, e os canais deinformação mais utilizados são os arquivos pessoais, arquivos dos colegas e a biblioteca escolar.
Abstract: The study aimed to describe those teachers’ main characteristics and to identify both information channels and sources they use as well as factors that influence their behavior patterns when seeking information to continuing education. The theoretical framework used has been taken from Thomas Wilson’s information seeking model. In this sense, the study focused on those teachers’ cognitive needs, according to Imbernon’s model. Data collection instruments used comprised the selfadministrated questionnaire and semi-structured interview. The results showed that the most used are the didactic book, the para-didactic book and newspapers. The study main conclusions are that new information technologies have not yet been used as a quotidian resource to support continuing education.
Aparece nas coleções:FCI - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.