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ARTIGO_TrabajoInfantilSubletividad.pdf49,85 kBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.authorMitjáns Martínez, Albertina-
dc.date.accessioned2010-12-21T20:55:01Z-
dc.date.available2010-12-21T20:55:01Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationMARTINEZ MITJÁNS, Albertina. Trabajo Infantil y Subjetividad: una perspectiva necesaria. Estudos de psicologia, Natal, v. 6, n. 2, p. 235-244, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v6n2/7277.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2001000200011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6282-
dc.description.abstractA partir da linha teórica, que dentro do enfoque histórico-cultural tem desenvolvido a concepção da subjetividade, discute-se tanto a pertinência quanto a necessidade do estudo da constituição e do desenvolvimento da subjetividade individual das crianças e dos adolescentes trabalhadores e fundamenta-se o valor heurístico das categorias subjetividade, personalidade e sujeito na compreensão do impacto do trabalho precoce no desenvolvimento psicológico. São apresentados os resultados de um estudo exploratório realizado com adolescentes trabalhadores que mostra quatro formas diferenciadas de subjetivação da situação de trabalho, fato que pode condicionar trajetórias diferenciadas no desenvolvimento da subjetividade. A partir destes resultados questiona-se o significado de algumas afirmações gerais que aparecem com freqüência na literatura especializada sobre as conseqüências do trabalho infantil no desenvolvimento psicológico. Por último, mostra-se que a possibilidade de aprofundar na compreensão da complexidade da constituição da subjetividade pode contribuir para a elaboração de estratégias educativas diferenciadas e potencialmente mais efetivas, no trabalho com esta população.en
dc.language.isoEspanholen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTrabajo infantil y subjetividad : una perspectiva necesariaen
dc.title.alternativeTrabalho infantil e subjetividade : uma perspectiva necessáriaen
dc.title.alternativeChild work and subjectivity : A necessary approachen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordSubjetividadeen
dc.subject.keywordTrabalho infantilen
dc.subject.keywordEnfoque histórico-culturalen
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2001000200011en
dc.description.abstract1On the basis of theoretical framework oriented towards the topic of subjectivity within cultural-historical approach the pertinence and need of the study and development of individual subjectivity of children working are discussed, emphasizing the heuristic value of the categories of subjectivity, personality, and subject in the comprehension of the impact of child work on psychological development. The results of an exploratory study with adolescent workers are presented, in which four differentiating ways of subjectivization of work activity clearly appear. This fact may also influence on differentiating ways in the development of subjectivity. Based on these results the meaning of certain general assumptions related to the consequences of child work on psychological development is questioned. These assumptions frequently appear in specialized literature in relation to this topic. Finally, it is suggested that a better and deep knowledge about the complexity of subjective constitution of the subject may contribute to the development of differentiating educational strategies, potentially more effective, in order to educate this population.-
dc.description.abstract2A partir de la línea teórica que, dentro del enfoque histórico-cultural ha desarrollado el concepto de subjetividad, se discute la pertinencia y la necesidad del estudio de la constitución y del desarrollo de la subjetividad de los niños y adolescentes trabajadores. También se fundamenta el valor heurístico de las categorías subjetividad, personalidad y sujeto para la compreensión del impacto del trabajo precoz en el desarrollo psicológico. Se presentan los resultados de un estudio exploratório realizado com adolescentes trabajadores que muestran cuatro formas diferenciadas de subjetivación de la situación de trabajo, hecho que puede condicionar trayectorias diferenciadas en el desarrollo de la subjetividad. A partir de estos resultados se cuestiona el significado de algunas afirmaciones generales que aparecen con frecuencia en la literatura especializada sobre las consecuencias del trabajo infantil en el desarrollo psicológico. Por último se muestra que la posiblidad de profundizar en la compreensión de la constitución de la subjetividad puede contribuir a la elaboración de estratégias educativas diferenciadas y potencialmente, más efectivas en el trabajo con esta población.-
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