Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6270
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ReleituraPortfoliosConstrução.pdf48,69 kBAdobe PDFView/Open
Title: A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia
Other Titles: A new look at portfolios in constructing the pedagogy course final paper
Authors: Miranda, Cláudia Queiroz
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Assunto:: Professores - formação
Avaliação de aprendizagem
Issue Date: 2008
Citation: MIRANDA, Cláudia Queiroz; VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia. Educação e Sociedade, Campinas, v.29, n.102, p.215-229, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v29n102/a1129102.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302008000100011.
Abstract: O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article presents the results of a research that analyzed the process of analyzing portfolios in a different way to construct the Pedagogy Course Final Paper. Six newly graduated student-teachers and teacher-mediator perceptions are discussed. The course was offered by the Education College at the University of Brasilia and the local Educational Bureau to in-service teachers who worked in public elementary schools with grades one to four. The article analyses the procedures used by the student-teachers to analyze portfolios and the procedures used by the teacher-mediator to guide them in this process; as well as the difficulties and contributions that were observed. It could be observed that the process made room for the development of metacognition: assessment practices were reconsidered; opportunities for pedagogical differentiation were created; reflection was emphasized.
DOI: 10.1590/S0101-73302008000100011
Appears in Collections:MTC - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/6270/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons