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Title: Equivalência de estímulos e estratégias de intervenção para crianças com dificuldade de aprendizagem
Other Titles: Stimulus equivalence and intervention strategies for children with learning disabilities
Authors: Melo, Raquel Maria de
Jesus, Patrícia Serejo de
Assunto:: Equivalência de estímulos
Leitura
Escrita
Issue Date: 2009
Citation: MELO, Raquel Maria de ; JESUS, Patrícia Serejo de. Equivalência de estímulos e estratégias de intervenção para crianças com dificuldade de aprendizagem. Interação em Psicologia (Impresso), v. 13, p. 103-112, 2009. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/psicologia/article/view/8723>. Acesso em: 10 dez. 2010.
Abstract: O paradigma de equivalência de estímulos foi utilizado como referencial para a elaboração e implementação de estratégias de intervenção individualizada para duas crianças que apresentavam dificuldade na alfabetização. As crianças participaram de programas de ensino de leitura de palavras com sílabas simples e complexas da língua portuguesa. Atividades lúdicas que envolviam ler e escrever foram realizadas em cada sessão antes e depois dos programas de ensino. As crianças aprenderam a ler as palavras de ensino com precisão. O desempenho nas tarefas de leitura e construção de palavras de recombinação melhorou com a exposição aos programas de ensino e às atividades lúdicas. O aumento gradual na precisão do repertório verbal em tarefas com palavras, frases e pequenos textos, observado assistematicamente durante as atividades lúdicas, sugere o efeito das estratégias de intervenção não só nos repertórios diretamente ensinados, mas também em comportamentos que envolvem diferentes modalidades de leitura e escrita. Estes resultados mostram o potencial de intervenções planejadas de acordo com o paradigma de equivalência para estabelecer condições para a ampliação do repertório verbal inicial do aprendiz e o ensino de unidades verbais maiores. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Based on the stimulus equivalence paradigm, we planned and implemented an individualized intervention for two 7- and 8 years old girls with learning disabilities. They were exposed to reading programs that included simple and complex Portuguese words. Ludic reading and spelling activities were conducted before and after the teaching program in each section. As a result, the children learned how to read the training words. Their performance on reading and spelling activities with generalization words increased with the reading intervention and the ludic activities. The gradual increase in accuracy of verbal performance in tasks with words, phrases and brief stories, observed sporadically during the ludic activities, suggests that there was an effect of the intervention strategies not only on the repertoire that was explicitly trained but also on new modalities of writing and reading. Interventions based on the stimulus equivalence paradigm give us conditions to extend an individual’s verbal repertoire and also for teaching complex verbal units
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