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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6264
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ARTIGO_DiscriminacaoSimplesComportamentoConceitual.pdf13,27 MBAdobe PDFView/Open
Title: Discriminação simples e comportamento conceitual de posição : Influência de diferentes tipos de treino
Other Titles: Simple discrimination and conceptual behavior based on location : influence of different types of training
Authors: Melo, Raquel Maria de
Jesus, Patrícia Serejo de
Hanna, Elenice Seixas
Assunto:: Aprendizagem
Modelagem de controle de estímulos
Múltiplos exemplares
Tentativa-erro
Discriminação de posição
Crianças - pré-escola
Issue Date: 2005
Citation: MELO, Raquel Maria de; Jesus, Patrícia Serejo de; HANNA, Elenice Seixas. Discriminação simples e comportamento conceitual de posição: Influência de diferentes tipos de treino. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 1, n. 2, p. 231-252, 2005. Disponível em: <http://www.rebac.unb.br/vol1_2/rebac_melo_etal_2005.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2010.
Abstract: Comportamento conceitual envolve o estabelecimento de classes de estímulos com discriminação interclasses e generalização intraclasse. Esta pesquisa verificou a relação entre o tipo de modificação dos estímulos nos treinos discriminativos e a aquisição de discriminações e de comportamento conceitual de posição. Quinze crianças de 4- 6 anos realizaram tarefas de discriminação simples de posição. Três condições experimentais com treino discriminativo diferente (modificação gradual – MG, múltiplos exemplares – ME e sem modificação - SM dos estímulos utilizados no treino) foram realizadas com todas as crianças. Os participantes deveriam selecionar, em cada condição, o estímulo cujo elemento relacional se localizava dentro, em cima ou à esquerda do elemento de referência. Os treinos foram intercalados com um teste de comportamento conceitual que apresentava estímulos treinados e novos que se diferenciavam apenas com relação à dimensão crítica. Resultados do treino mostraram altos escores nas três condições e menos erros com o Treino MG. Nos testes de comportamento conceitual, desempenhos acima do acaso foram obtidos apenas após o Treino SM. A modificação gradual de estímulos e a utilização de múltiplos exemplares reduziram os erros nos treinos e facilitaram o estabelecimento de discriminações entre estímulos treinados. O treino discriminativo SM com diversas tentativas com os pares de estímulos finais, que diferem apenas na dimensão relevante, produziu comportamento conceitual. Combinar os procedimentos parece, portanto, necessário para acelerar a aquisição das discriminações, prevenir subprodutos dos erros e para gerar controle de estímulos pelas dimensões relevantes _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Conceptual behavior encompasses formation of stimulus classes with discrimination between classes and generalization within class. This research verified the relationship between the type of stimulus modification during discrimination training and the acquisition of position discrimination and related conceptual behavior. Fifteen 4-6 year-old children were exposed to simple position discrimination tasks. Three experimental conditions (gradual change – MG; multiple exemplars – ME; and no change - SM, of S+ and S- stimuli) were programmed for all participants. Participants should select in one condition the stimulus which had a relational element placed inside, over or on the left of a reference element. Training of a different position was interspersed with tests of conceptual behavior which presented for selection trained and new stimuli which differed only in respect to the critical dimension. In general, the percentage of correct responses during the training was high for all conditions with fewer errors in MG. During conceptual behavior tests, however, percentages of correct responses were above chance level only after the SM discriminative training. Procedures MG and ME reduced errors and facilitated the establishment of discriminations between training stimuli which differed in more than one dimension. SM procedure, with several trials presenting stimuli with critical difference, produced conceptual behavior. Results suggest that the combination of varying stimulus along the training and repeated trials with stimuli differing only in the relevant dimension are necessary to speed the acquisition of discriminations, to prevent by-products of errors and to produce stimulus control by critical dimension.
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