Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6231
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_GalperinImplicaçõesEducacionais.pdf104,56 kBAdobe PDFView/Open
Title: Galperin : implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágios
Other Titles: Galperin : pedagogical implications of the theory of the stepwise formation of mental actions
Authors: Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Casal, Hiram M. Valdes
Assunto:: Galperin
Ensino
Formação de conceito
Issue Date: Dec-2006
Citation: REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de; CASAL, Hiram M. Valdes. Galperin: implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, p.1205-1232, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v27n97/a07v2797.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400007.
Abstract: Estudo teórico que se dedica à análise das implicações pedagógicas da teoria de Galperin sobre a Formação das Ações Mentais por Estágios, discorrendo sobre a utilização de ferramentas cognitivas como recursos auxiliares para o pensamento e a promoção da aprendizagem. Galperin critica os modelos de ensino adotados pela escola, apresentando como alternativa o modelo formativo-conceitual, que preconiza o aprender por meio da prática, não só a fazer, mas a compreender e depois a explicar como e porque age desta ou daquela maneira diante de determinada situação-problema. O objetivo é ensinar a aplicar um esquema de referências conceituais (dicas) dirigidas para a aquisição de um método global de análise do conteúdo a ser aprendido (identificação dos invariantes). O aprendiz deve descobrir a melhor maneira de conjugar, ao mesmo tempo, todas as características da ação (orientação, execução, problema e contexto), tomando a decisão sobre como agir para resolver o problema.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400007
Appears in Collections:FEF - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/6231/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons