Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6186
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_PatriciaPeregrinoMontenegro_orig.pdf10,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Letramento científico : o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Montenegro, Patrícia Peregrino
Orientador(es): Zimmermann, Erika
Assunto: Ciência e tecnologia
Letramento científico
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Sociedade
Data de publicação: 15-Dez-2010
Referência: MONTENEGRO, Patrícia Peregrino. Letramento científico: o despertar do conhecimento das ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Esta investigação examina o impacto de um enfoque CTS para o letramento científico de alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Fez-se a opção por uma coleta e tratamento qualitativo dos dados obtidos na pesquisa através do desenvolvimento de um Projeto de Ensino de Ciências em uma sala de aula. Utilizamos procedimentos como o uso de questionários, a observação participante e a análise documental. Os documentos produzidos durante as aulas de Ciências – produções de textos coletivas e individuais e desenhos – foram organizados em portfólios individuais, os mesmos guardam toda a produção elaborada pelos alunos durante a presente pesquisa. O mote do Projeto de Ensino de Ciências, desenvolvido na sala de aula, concentrou-se em Recursos Energéticos – Energia Elétrica. As atividades pedagógicas do projeto seguiram as orientações epistemo metodológicas do enfoque CTS, ou seja, as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade com vistas à tomada de decisão por parte dos alunos baseada nos conhecimentos científicos adquiridos visando uma mudança de postura em relação ao uso indevido de ecursos naturais. A partir do problema social – a eminência de um novo apagão energético - os conteúdos concernentes ao recorte energia elétrica foram trabalhados com os alunos. Utilizamos a História da Ciência, a experimentação, a interdisciplinaridade, o debate em sala de aula, desenvolvemos as atividades e pudemos perceber as contribuições da abordagem CTS para o letramento científico dos alunos. A pesquisa mostra que o uso do enfoque CTS dinamiza as aulas de Ciências e permite êxito no uso social dos conhecimentos científicos desenvolvidos em sala de aula. Além disso, é importante o trabalho com esse tipo de ensino desde os anos iniciais para que os alunos possam desenvolver plenamente suas habilidades e consciência científica como rezam os documentos oficiais da Educação. Em suma, o presente esforço tem como objetivo central pesquisar o impacto do emprego de uma abordagem CTS em uma turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as contribuições desse enfoque para o letramento científico. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This investigation examined the impact the STS (Science, Technology and Society) focus had on the scientific literacy of the students in a science classroom in their third year of a public primary school. Data collection and analysis were of a qualitative type. The collection of data was made during the development of a Teaching Science Project with its emphasis on STS. Participant observation, questionnaires and other documents, collectively and individually produced during the science classes, were collected and students have organized all this data into individual portfolios. The motto of the Teaching Project was concentrated on electric power. The pedagogic activities of the project followed epistemological and methodological orientations of STS focus. In other words the teaching has focused on the relationships among Science, Technology and Society and had as an aim the use of electrical knowledge in social contexts. Starting with the social problem - a threat of a new black out - the contents of electricity were worked on with the students. The History of the Science, experimental activities and debates, all in an interdisciplinary manner, were developed during the application of the project. With the development of these activities we could see the contributions of the STS approach for the students' scientific literacy. The research has shown that a STS focus enriches science classes and allows successful social use of the knowledge.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.