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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6113
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Title: Economia e cultura no circuito das festas populares brasileiras
Other Titles: Economy and culture of the Brazilian popular festivities
Authors: Farias, Edson Silva
Assunto:: Festas populares - Brasil
Economia
Práticas lúdico-artísticas
Issue Date: 2005
Citation: FARIAS, Edson Silva. Economia e cultura no circuito das festas populares brasileiras. Sociedade e Estado. [online], v.20, n.3, p.647-688, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/se/v20n3/v20n3a06.pdf>. Acesso em: 8 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-69922005000300007.
Abstract: O propósito deste artigo é sublinhar alguns aspectos que caracterizam a convergência entre cultura e economia de símbolos e espaços, a partir da montagem de um circuito de grandes festivais atravessando diferentes regiões brasileiras. Observa-se como a formação deste circuito de eventos compõe um quadro mais amplo do estabelecimento da estrutura social urbano-industrial e de serviços, no interior da qual o lazer e o entretenimento interferem no plano dos valores e das expressões, com efeitos sobre a re-significação de domínios de memórias. Por outro lado, é também considerado como tais remanejamentos simbólicos são fundamentais à própria dinâmica deste comércio de bens de diversão, à medida que articulam afetos, estimas e estilos de vida aos esquemas da rentabilidade do capital. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this article is to highlight some aspects that now characterize the convergence of the culture and the economy of symbols and spaces from the setting of a circuit of large festivals crossing different Brazilian regions. It is observed how the pattern of this circuit of events creates a broader portrait of the establishment of the service and urban-industrial social structure, within which leisure and entertainment interfere with the level of values and expressions, with effects on the resignification of the realms of memory. On the other hand, it is also considered how those symbolic changes are fundamental to the very dynamics of the business of entertainment goods, in the sense that they articulate affection, endearment and life styles with the schemes of capital rentability.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922005000300007
Appears in Collections:SOL - Artigos publicados em periódicos

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