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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6107
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Title: Validação da escala de julgamento e significado do produto
Authors: Nepomuceno, Marcelo Vinhal
Torres, Cláudio Vaz
Assunto:: Comportamento de compra
Significado do produto
Julgamento do produto
Validação de escala
Issue Date: 2005
Citation: NEPOMUCENO, Marcelo Vinhal; TORRES, Cláudio Vaz. Validação da escala de julgamento e significado do produto. Estud. psicol. (Natal) [online], v. 10, n. 3, p. 421-430, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v10n3/a11v10n3.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000300011.
Abstract: O significado que um produto tem para o consumidor – considerado como simbólico ou utilitário – e o julgamento que o indivíduo realiza para avaliar o significado do produto têm sido variáveis estudadas na predição do comportamento de compra. O objetivo deste estudo foi verificar a fidedignidade e confiabilidade do modelo teórico proposto por Allen (1997), através da tradução e validação da Escala de Significado e Julgamento do Produto. A amostra foi composta de 588 participantes, possuindo uma boa distribuição demográfica entre sexos e idade. Os resultados desta pesquisa indicaram dois fatores: Julgamento e Significado Racional (variância explicada de 18,33; alfa de 0,76) e Julgamento e Significado Emotivo (variância explicada de 15,97; alfa de 0,73). Após as análises, todos os 19 itens iniciais permaneceram na escala. Os dados encontrados indicam a necessidade de adaptação e melhoria da escala para a realidade nacional. Aparentemente, a contradição encontrada entre o modelo proposto por Allen (1997) e os resultados advêm de problemas psicométricos da escala, o que sugere a necessidade de novas pesquisas para confirmação dessa possibilidade.
Abstract: The meaning that a product has for the consumer – which can be considered as symbolic or utilitarian – and the judgment made by an individual to evaluate the product meaning are both variables that have been studied to predict the buying behavior. The objective of this study was to verify the reliability of the model proposed by Allen (1997), through the translation and validation of the Scale of Judgment and Meaning of the Product. The study sample was composed by 588 participants, with a good distribution between sex and age. Results indicated the presence of two factors: Rational Judgment and Meaning (18.33% of explained variance, with alpha of 0.76) and Emotional Judgment and Meaning (15.97% of explained variance, with alpha of 0.73). After the analysis, all 19 original items of the scale were retained. The obtained data indicated the need for adaptation and enhancement of the scale to the national reality. Apparently, the contradiction between the model proposed by Allen (1997) and results found in this study reveals psychometric problems of the scale, suggesting the need for new studies to confirm this possibility.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000300011
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