Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6098
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PrincipaisCausasDiferenças.pdf150,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Principais causas das diferenças internacionais no financial reporting : uma pesquisa empírica em instituições de ensino superior do Nordeste e Centro-oeste do Brasil
Autor(es): Niyama, Jorge Katsumi
Costa, Patrícia de Souza
Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Contabilidade internacional
Financial reporting
Instituições de ensino superior
Data de publicação: 2005
Referência: NIYAMA, Jorge Katsumi; COSTA, Patrícia de Souza; Aquino, Dulcineli Régis Botelho de. Principais causas das diferenças internacionais no financial reporting: uma pesquisa empírica em instituições de ensino superior do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. ConTexto [online], v.5, n.8, 2005. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11260/6655>. Acesso em: 26 nov. 2010.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal identificar as principais razões para a existência de diferenças internacionais nos procedimentos utilizados para preparação e apresentação das demonstrações financeiras das empresas (financial reporting), bem como avaliar a percepção de docentes de universidades públicas no âmbito das regiões Centro-Oeste e Nordeste quanto à classificação dos sistemas contábeis brasileiros como integrante do Modelo Anglo-Saxão ou do Modelo Europeu-Continental. Os resultados da pesquisa demonstram que existem divergências entre as principais razões para a existência de diferenças internacionais nos sistemas contábeis elencadas pela literatura e as razões apontadas pelos docentes dessas universidades; e que estes consideram os sistemas contábeis brasileiros como integrantes do Modelo Europeu-Continental.
Aparece nas coleções:CCA - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons