Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6097
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PrincípiosContábeisEuropeus.pdf966,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Princípios contábeis europeus e brasileiros : uma abordagem comparativa
Autor(es): Rodrigues Junior, José Ribamar Nery
Espiridião, Lorene Duarte
Aragão, Viviane Maria Carneiro
Niyama, Jorge Katsumi
Assunto: Princípios contábeis
Contabilidade internacional
União Européia
Data de publicação: 1999
Referência: RODRIGUES JUNIOR, José Ribamar Nery et al. Princípios contábeis europeus e brasileiros uma abordagem comparativa. Contabilidade, Gestão e Governança [online], v.2, n.1, 1999. Disponível em: <http://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/viewFile/115/pdf_19>. Acesso em: 26 nov. 2010.
Resumo: Este artigo tem por finalidade apresentar, discutir e comparar os princípios contábeis adotados pelo Brasil e os adotados pelos países europeus, a maior parte deles integrante da União Européia, em especial, Franca, Grã-Bretanha, Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. Em realidade, embora denominados princípios, abrangem tanto praticas, procedimentos e características da informação contábil, principalmente aqueles referendados pelas 4ª, 7ª, e 8ª Diretivas, diretivas essas que constituem regras básicas da União Européia na área de contabilidade. No âmbito brasileiro, os princípios oficialmente regulamentados são os Princípios Fundamentais de Contabilidade, estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade. A busca de harmonização de princípios, de normas e de procedimentos contábeis surgiu da necessidade de que as demonstrações financeiras de diversos países - mesmo considerando as existências de blocos econômicos com objetivos comuns fossem conceitualmente comparáveis com a finalidade de se maximizar as informações e de contribuir para o aprimoramento do processo decisório na comunidade européia.
Aparece nas coleções:CCA - Artigos publicados em periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.