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Title: Doação de leite humano e apoio social : relatos de mulheres doadoras
Other Titles: Breast milk donation : women’s donor experience
Authors: Alencar, Lucienne Christine Estevez de
Seidl, Eliane Maria Fleury
Assunto:: Apoio social
Leite humano
Saúde materno-infantil
Bancos de leite
Aleitamento materno
Issue Date: 2010
Citation: ALENCAR, Lucienne Christine Estevez de; SEIDL, Eliane Maria Fleury. Doação de leite humano e apoio social : relatos de mulheres doadoras. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online], v. 18, n. 3, p. 381-389, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n3/pt_13.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2010. doi: 10.1590/S0104-11692010000300013.
Abstract: OBJETIVO: Descrever características do comportamento de doação e identifi car motivos, crenças e sentimentos relativos a essa prática, segundo relatos de mulheres doadoras. Foram investigados ainda aspectos pessoais e socioambientais de mulheres doadoras e ex-doadoras que parecem afetar a conduta de doação. MÉTODOS: Foi realizado estudo exploratório, descritivo e transversal com mulheres doadoras cadastradas em dois bancos de leite da rede pública de saúde do Distrito Federal, com coleta de dados no período de julho a setembro de 2005. Participaram 36 mulheres com idades que variaram de 14 a 33 anos (média=24,78; dp=5,22), com diferentes níveis de escolaridade, sendo 58,3% primigestas. O procedimento de coleta de dados baseou-se em entrevistas domiciliares. Além das análises estatísticas descritivas, procedeu-se à análise de conteúdo categorial dos dados qualitativos. RESULTADOS: Os motivos mais citados para a doação de leite foram altruísmo e excesso de produção lática. O intervalo de tempo mais freqüente para a concretização da doação foi de 13 dias após o parto. Contato telefônico com o banco de leite foi a conduta adotada pela maioria das participantes (n=22) para obtenção de informações que favoreceram o início do processo de doação. CONCLUSÕES: Foram identifi cados aspectos psicossociais e experiências de mulheres doadoras que poderão contribuir para o fortalecimento da rede de apoio social formal e informal para doação, além de servir de estímulo para a implementação de estratégias técnicas e políticas que favoreçam a prática de doação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
OBJECTIVE: To describe the characteristics of donation behavior and identify reasons, beliefs and feelings relative to this practice, based on the reports of donor women. Personal and social-environmental aspects, which seem to affect donation behavior in donors and former donors, were also investigated. METHODS: An exploratory, descriptive and cross-sectional study was carried out with women donors at two breast-milk banks within the public health system of the Brazilian Federal District. Data was collected from July to September 2005. The participants were 36 women, aged 14 to 33 years (average=24.78; SD=5.22), with different levels of schooling, 58.3% of which were fi rst-time mothers. Data gathering was based on interviews carried out during home visits. In addition to descriptive statistical analyses of quantitative data, a qualitative data categorical analysis was also performed. RESULTS: The most frequently reported reasons for donating breast milk were altruism and excess milk production. The most frequent time interval for donation was 13 days after delivery. Contact by phone with the milk bank was the most common means of communication used by the majority of participants (n=22) to obtain information that enabled the donating process. CONCLUSIONS: Psychosocial aspects identifi ed and the experience of donors can contribute to the empowerment of the formal and informal social donationsupport network, in addition to serving as a driver for the implementation of technical and policy strategies in promoting future donation practices.
DOI: 10.1590/S0104-11692010000300013
Appears in Collections:PED - Artigos publicados em periódicos

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