Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/600
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_AvaliaçãoUsoServiçoBrasileiro.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open
Title: Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira
Other Titles: Assessment of the use of serviço brasileiro de respostas técnicas : an information service destined to the Brazilian microenterprises
Authors: Ramos, Hélia de Sousa Chaves
Carvalho, Fernanda Cordeiro de
Cunha, Murilo Bastos da
Assunto:: Estudo de usuários
Informação tecnológica
Pequenas e médias empresas
Setor produtivo
Serviços de informação
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas
Issue Date: Dec-2006
Citation: RAMOS, Hélia Chaves; CARVALHO, Fernanda; CUNHA, Murilo Bastos da. Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira. Ciência da Informação, v. 35, n. 3, p. 255-269, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000300025&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 jun. 2018.
Abstract: O artigo aborda as necessidades de informação do setor produtivo sob a ótica de um serviço de informação tecnológica destinado ao micro e pequeno empresário, o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), fruto do esforço compartilhado entre governo, instituições de pesquisa, universidades e iniciativa privada. Realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória, com aplicação de questionário aos clientes de uma das instituições membros da rede SBRT, o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Os resultados demonstraram que o serviço está sendo mais amplamente utilizado por pessoas físicas (92%), empreendedores em “busca de novos negócios”. Essa foi a resposta de 35% dos usuários sobre sua motivação para utilizar o serviço. A aplicação das soluções tecnológicas fornecidas pelo SBRT tem se dado mais fortemente na melhoria de processos e produção (54%).
Abstract: The article addresses the information needs of the productive sector from the perspective of a technological information service destined to small business, the Brazilian Service for Technical Answers (Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT), which is an effort shared by government, research institutions, universities and private sector. A descriptive exploratory survey was conducted by means of the application of a questionnaire to the users of one of SBRT members, the Technological Development Support Center of the University of Brasilia (CDT/UnB). The results have revealed that service is being mainly used by individuals (92%), entrepreneurs “searching for new business”. This was the answer of 35% of the individuals, concerning their motivations to use the service. The technological solutions provided by SBRT have actually been applied for the improvement of processes and production (54%).
Appears in Collections:FCI - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/600/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.