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Título: Significações sobre adolescência e desenvolvimento humano em um projeto social educativo
Autor(es): Araújo, Cláudio Márcio de
Orientador(es): Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Assunto: Adolescência
Desenvolvimento humano
Psicologia do adolescente
Psicologia do desenvolvimento
Política social
Data de publicação: Set-2008
Data de defesa: Set-2008
Referência: ARAÚJO, Cláudio Márcio de. Significações sobre adolescência e desenvolvimento humano em um projeto social educativo. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: A complexidade das condições de desenvolvimento contemporâneas evoca a necessidade de pesquisas que abordem o desenvolvimento humano em sua gênese, e enfoquem as transformações, que ocorrem na linha do tempo, como fenômenos complexos, dinâmicos e situados, interdependentes das interações pessoa-contexto. Adotada essa perspectiva, o fenômeno adolescência deve ser visto como parte do processo de construção do ser humano, que é vivenciado e deve ser compreendido à luz da dinâmica cultural da sociedade. O presente trabalho tem como objetivo analisar concepções sobre adolescência e desenvolvimento presentes em um projeto social educativo e sua relação com significações negociadas por seus participantes. O projeto investigado é vinculado a uma instituição do sistema de ações sócio-educativas da cidade de Goiânia, Estado de Goiás. Participaram da pesquisa: (a) 34 adolescentes, integrantes e ex-integrantes do projeto, com idade entre 12 e 21 anos; (b) profissionais e estagiários que trabalhavam na instituição no período da pesquisa; (c) e o próprio pesquisador. A metodologia envolveu observações etnográficas realizadas ao longo de 5 meses, leitura de documentos institucionais e entrevistas com 3 profissionais e 7 adolescentes. As informações construídas foram sistematizadas e organizadas em duas partes: (1) caracterização do contexto de pesquisa; e (2) análise dos eixos de significação, considerando tanto as significações institucionais como as que foram apresentadas pelos adolescentes durante as entrevistas e sessões de observação. Os resultados alcançados na caracterização do contexto indicam a ênfase em sua missão de promover cidadania, justiça social e direitos sociais e humanos, por meio das técnicas e da arte circense e de atividades de caráter psicopedagógico. Quanto às significações institucionais, a análise indicou 04 blocos de significação, quando as concepções sobre desenvolvimento e adolescência foram consideradas: (1) A arte circense como instrumento mediador do desenvolvimento humano, (2) A ênfase na performance circense como cerne do processo avaliativo individual; (3) Adolescência como fase do ciclo de vida e (4) Risco e vulnerabilidade social associados ao sujeito ou ao contexto. A interpretação das significações apresentadas pelos adolescentes evidenciou os seguintes resultados: (1) O projeto social visto como um espaço de “mudanças” pessoais, (2) O projeto social visto como um espaço de liberdade, (3) A orientação adultocêntrica na visão da adolescência e (4) O senso de si apoiado na imagem de artista circense. Em síntese, os resultados mostraram que o projeto social educativo se realiza em ambiente propício a transformações no processo de desenvolvimento, contribuindo para que os integrantes adotem posicionamentos autônomos e de auto-proteção. Entretanto, os resultados também destacam indicadores de visões normativas sobre a adolescência e o desenvolvimento, o que pode contribuir para a emergência de concepções e práticas contraditórias. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The complex developmental conditions of contemporary world requires psychological investigations that properly approach the genesis of human development, focusing on transformations that occur in time; and, considering change as situated, dynamic and complex phenomenon, interdependent of person-context interactions. As a consequence, the phenomenon adolescence is conceived as a part of the process of human construction that occurs and should be interpreted in the light of the cultural dynamic of society. The present work aims at analysing conceptions about development and adolescence present into an educational social program, and the connections between those conceptions and meanings negotiated by participants. The program investigated is part of an institution of the social assistance system of Goiânia, Goiás State. Participants were: (a) 34 adolescents attending and ex-attended by the program; (b) professionals and trainees working at the program during research; (c) the researcher himself. Empirical investigation consisted of ethnographic observation conducted along five months, reading of institutional documents and interviews with 3 professionals and 7 adolescents. After systematization, information collected was organized into two parts: (1) characterization of research context from; (2) analysis of meaning axes, considering both institutional meanings and those presented by adolescents during interviews and registered during observational sessions. Results reached in characterization of context indicate the emphasis put onto the institutional mission of promoting citizenship, social justice and social and human rights, specially by means of circus artistic techniques and of psycho pedagogical activities. Regard to institutional meanings, there were identified four meaning blocks, when the conceptions on adolescence and development were considered: (1) circus techniques as a mediating tools of human development; (2) emphasis onto artistic performance as the point of assessment; (3) Adolescence as a stage of life cycle; (4) Social risk and vulnerability and their relations with the subject and the context. The interpretation of the meanings constructed by adolescents reached the following results: (1) the program seen as a space for personal transformations; (2) the program seen as a space for freedom; (3) An adulthood orientated vision of development along adolescence; (4) the sense of self based on an image as a circus artist. In summary, results show that the educational social project occurs in an environment that propitiates new directions in the developmental process, what contributes for autonomous and self-protective positionings. However, results also highlight indicators of normative perspectives around adolescence and development, that may contribute to the emergence of contradictory conceptions and practices.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2008.
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