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Título: Formação profissional e emprego : um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS
Autor(es): Aires, Paulo Renato Manetzeder
Orientador(es): Carvalho, Olgamir Francisco de
Assunto: Formação profissional
Educação e Estado
Oportunidades de emprego
Brasil - política de trabalho
Data de publicação: 24-Jul-2010
Referência: AIRES, Paulo Renato Manetzeder. Formação profissional e emprego: um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS. 2007. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este estudo investigou a relação entre os cursos de formação profissional promovidos pela unidade gestora SETREM, no município de Três de Maio/RS, e o ingresso ou a permanência dos jovens participantes do projeto Escola de Fábrica nos respectivos setores produtivos. O referencial teórico estudado contemplou aspectos das implicações da Política Neoliberal sobre a economia, sobre a política e sobre a sociedade; aspectos da educação profissional no Brasil, além da Lei 11.180 que instituiu o Projeto Escola de Fábrica; a categoria trabalho e as políticas sociais (de trabalho) no Brasil; bem como, o desemprego juvenil. Com base no referencial, o estudo procurou identificar as características sócio econômicas e o perfil profissional dos envolvidos, o significado do Projeto para o Município, o trabalho dos professores no Projeto, as condições para permanência no Projeto, as competências desenvolvidas - percepção dos professores e estudantes - e os requisitos de acesso ao emprego na empresa. Além disso, realizou-se análise comparativa entre as competências desenvolvidas e as requeridas. A pesquisa realizada é caracterizada como pesquisa qualitativa, tendo sido utilizadas algumas técnicas da pesquisa quantitativa. Entre as entrevistas realizadas e os questionários aplicados obteve-se um total de onze professores, oitenta e um estudantes e vinte empresas. Para a análise dos resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelam que, apesar de forte comprometimento dos professores, alguns não possuíam conhecimento sobre prática pedagógica, o que, aliado a outros fatores, repercutiu nos aspectos relacionados à permanência no Projeto. Os resultados também mostram, em relação às competências, que há forte convergência em relação aos requisitos de acesso ao emprego com o que foi desenvolvido nos cursos. Contudo, principalmente ao que se refere ao ingresso no mercado de trabalho, fica evidente o indicativo da necessidade de um maior desenvolvimento econômico. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research is a study about the relationship among the professional formation courses promoted by SETREM, in the town of Três de Maio/RS, and the joining or the permanence of youth participants at Factory School Project in their respective productive sections. The theoretical referential contemplated aspects of the Neoliberal Policy implications on economy, on politics and on society; aspects of the professional education in Brazil, as well as the Law 11.180, that constituted the Factory School Project; the job category and the social policy (of job) in Brazil; as well as, the youthful unemployment. Based on the referential, the study intended to identify social and economical characteristics and the professional profile of engaged people, the meaning of the Project for the town, the teachers' work at the Project, the conditions to stay at the Project, the developed competences - the teachers and students' perception - and the requirements to get the job on the company. Moreover, a comparative analysis between the developed and the required abilities was done. The research is a qualitative study, which had been using some techniques of the quantitative study. From the accomplished interviews and the applied questionnaires, a total of eleven teachers, eighty-one students and twenty companies were reached. For the analysis of the results, it was used the technique of subject analysis. The found results reveal that, in spite of the teachers had had a hard compromise, some of them didn't have pedagogic practice knowledge, which joined to other factors, reflected on aspects related to the permanence at the Project. The results also showed, according to the competence, that there is a hard convergence of the requirements to a job and which was developed on the courses. However, to join to the work world, it’s evident that a larger economical development is needed.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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