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dc.contributor.advisorCosta, Deane Maria Fonsêca de Castro e-
dc.contributor.authorSousa, Maria Antônia de-
dc.date.accessioned2010-07-23T16:47:31Z-
dc.date.available2010-07-23T16:47:31Z-
dc.date.issued2010-07-23-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Antônia de. Ruína e reificação em Ópera dos mortos de Autran Dourado. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5320-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.en
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo o estudo de Ópera dos mortos de Autran Dourado na perspectiva da formação da literatura brasileira. O sistema literário, ideia fundamental do pensamento de Antonio Candido, tem como premissa autores conscientes de seu papel no processo de formação literária e comporta a ideia de acumulação entre os autores (formação de uma tradição literária) e uma história ligada à vida social. A análise deste romance revela uma problemática que diz respeito ao processo formativo da literatura brasileira e dos impasses entre ruptura e continuidade do sistema literário. Ao parodiar um modelo antigo, a tragédia grega, o autor condensa na forma estrutural a forma social e dá a ver a complexidade do processo modernizador. Desta maneira, a obra autraniana recoloca a questão do local e universal na literatura brasileira e dialoga com a tradição que esteve empenhada em construir uma literatura que pudesse interpretar o país numa perspectiva histórica que ultrapassa o fato de escrever sobre o Brasil. Em Ópera dos mortos o trabalho artístico que está consolidado em vários níveis da narrativa, principalmente nos símbolos e metáforas eleitos pelo autor para mediar os processos sociais, possibilita a internalização da vida social na forma estética e aponta para vários níveis de significação, entre eles, a reificação humana e a própria reificação da literatura.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleRuína e reificação em Ópera dos mortos de Autran Douradoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordDourado, Autran, 1926 - crítica e interpretaçãoen
dc.subject.keywordLiteratura brasileira - história e críticaen
dc.subject.keywordRegionalismoen
dc.location.countryBRAen
dc.description.abstract1The purpose of this work is to study “Ópera dos mortos” (The Opera of the dead) by Autran Dourado under the perspective of the formation of the Brazilian literature. The literary system, which constitutes a core idea in Antonio Candido‟s thinking, holds the premise of authors that are conscious of their role in the process of literary formation, and includes the idea of accumulation over authors (formation of a literary. The analysis of this romance reveals an issue that concerns both the formative process of the Brazilian literature and the predicament between the rupture and the continuity of the modernizing process. As such, the autranian work restates the local and universal issue in the Brazilian literature and speaks to the tradition that had been committed to building a literature capable of interpreting the country under a historical perspective that oversteps the fact of writing about Brazil. In Opera of the dead, the artistic work consolidated within several levels of the narrative, mainly in symbols and metaphors chosen by the author to mediate social processes, enables the internalization of the social work under the aesthetic form and points to several levels of significance, amongst them are the human reification and the very reification of the literature.-
Appears in Collections:TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações)

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