Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5314
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_ClaudemirdosSantosSouza.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estratégias de aprendizagem e competências no trabalho
Autor(es): Souza, Claudemir dos Santos
Orientador(es): Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto: Trabalho - aspectos psicológicos
Aprendizagem
Data de publicação: 2009
Referência: SOUZA, Claudemir dos Santos. Estratégias de aprendizagem e competências no trabalho. 2009. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Esta pesquisa objetivou identificar relações entre estratégias de aprendizagem e competências, em contexto de trabalho. Elas foram medidas por um questionário respondido por 789 trabalhadores de organização pública federal, que gera conhecimentos científicos e tecnologias para o agronegócio brasileiro. Foram empregadas análises estatísticas para validação fatorial, verificação de diferenças significativas entre grupos, cálculo de correlações bivariadas e análise de regressão múltipla stepwise para testar relações de predição. Na análise fatorial, foram revelados quatro fatores de estratégias de aprendizagem (Reflexão extrínseca e intrínseca, Busca de ajuda interpessoal, Busca de ajuda em material escrito e Reprodução) e duas dimensões competências (Trabalho em equipe e Trabalho estratégico). Nas demais análises, foram identificadas relações entre sexo, carreira e escolaridade requerida, com o uso de estratégias de aprendizagem no trabalho. Estas emergiram como fortes preditoras da expressão de competências no trabalho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study had the main purpose of identifying relationships between workplace learning strategies and competencies. They were measured through a questionnaire responded by 789 employees of a federal public organization which generates scientific knowledge and technologies for the Brazilian agricultural business. Statistical analyses where used in order to extract and validate factors, verify significant differences between groups, correlate variables and predict relationships by means of stepwise multiple regression. Four learning strategies (Extrinsic and intrinsic reflection, Interpersonal help seeking, Written material help seeking, Reproduction) and two competencies (Teamwork and Strategic work) emerged from the factor analyses. Relationships were identified between gender, career and required education degree with the use of workplace learning strategies. These strategies came up as strong predictors of the expression of competencies at work.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.
Aparece nas coleções:PSTO - Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.