Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5282
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anna Finger - Dissertação de Mestrado.pdf14,88 MBAdobe PDFView/Open
Title: Vilas ferroviárias no Brasil : os casos de Paranapiacaba em São Paulo e da Vila Belga no Rio Grande do Sul
Authors: Finger, Anna Eliza
Orientador(es):: Schlee, Andrey Rosenthal
Assunto:: Arquitetura de habitação - ferrovias - história
Projeto arquitetônico
Cidades e vilas - São Paulo (Estado) - Rio Grande do Sul - ferrovias
Urbanização
Issue Date: 18-Jul-2010
Citation: FINGER, Anna Eliza. Vilas ferroviárias no Brasil: os casos de Paranapiacaba em São Paulo e da Vila Belga no Rio Grande do Sul. 2009. 166 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Após a industrialização e a abolição da escravatura, a forma de se relacionar com o espaço habitacional foi profundamente alterada. A popularização de conceitos como funcionalidade e moralidade, aliada a preocupações com questões sanitárias e a introdução de novas tecnologias, levaram a uma revisão dos antigos padrões urbanísticos e arquitetônicos, gerando novos modelos que substituíram as antigas formas de construir a arquitetura residencial. Nesse contexto foram construídas vilas destinadas a abrigar trabalhadores de empreendimentos industriais, que adotaram e ajudaram a popularizar esses novos modelos, e que ao mesmo eram utilizados como instrumentos de controle e doutrinadores sociais. No Brasil foram inúmeras as experiências desse tipo, e este trabalho aborda o recorte específico das vilas ligadas a empreendimentos ferroviários, identificando diferentes momentos em que as empresas investiram nesse tipo de equipamento e suas principais motivações. Como estudo de caso foram analisadas as vilas de Paranapiacaba, em Santo André – SP, e a Vila Belga, em Santa Maria RS, contemporâneas, mas construídas em contextos diferenciados, obtendo resultados também distintos. Foram identificados os principais aspectos que influenciaram na conformação urbanística e arquitetônica destas vilas, relacionando‐as ao contexto nos quais estavam inseridas na época de sua construção de forma a compreender essas diferenças, identificando como os preceitos industriais se refletiram em seus projetos e comparando‐as, sempre que possível, às cidades brasileiras do início do século XX.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.
Appears in Collections:FAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/5282/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.