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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5274
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Title: A alfabetização e o letramento de jovens, adultos e idosos sob a ótica da sociolinguística educacional
Authors: Sousa, Maria Alice Fernandes de
Orientador(es):: Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto:: Educação de adultos - Brasil
Alfabetização de adultos - sociolinguística - Brasil
Leitura
Issue Date: 2009
Citation: SOUSA, Maria Alice Fernandes de. A alfabetização e o letramento de jovens, adultos e idosos sob a ótica da sociolinguística educacional. 2009. 262 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: A pesquisa relada nesta tese teve por como objetivo analisar como os conhecimentos de fundamentos da Sociolinguística Educacional, por parte de uma professora alfabetizadora, contribuem para o desenvolvimento de estratégias facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita escolar de jovens, adultos e idosos. Um jovem, um adulto ou um idoso, ao entrar para a escola a fim de se alfabetizar, já traz consigo uma longa experiência linguística e dá mostras de sua capacidade de entender e utilizar a língua nas diversas circunstâncias da vida em que precisa usar a linguagem. Porém, ainda não sabe escrever nem ler. No tocante a essa realidade, caberia à escola utilizar-se de tais conhecimentos linguísticos como fundamento para o ensino da língua materna. A Sociolinguística Educacional tem-se ocupado em contribuir para a elaboração de novas formas de organização do trabalho pedagógico docente que deem conta de desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos necessárias à ampliação de sua competência comunicativa oral e escrita, tornando-os mais proficientes em sua língua materna e habilitando-os a exercerem conscientemente e criticamente a cidadania. O locus da pesquisa é uma sala de aula de alfabetização de jovens, adultos e idosos, do projeto Alfabetização Solidária da Universidade Católica de Brasília, localizada na cidade de Ceilândia-DF. A pesquisa permite afirmar que a leitura dos alunos é afetada pela sua oralidade, pois tão logo acabam de decodificar as palavras, eles as “traduzem” para sua variedade de fala, por meio de uma típica estratégia de mudança de código. No entanto, pode-se observar que essa mudança de código linguístico não prejudica a compreensão do sentido da palavra, pelo contrário, parece favorecê-la. Em relação à organização do trabalho pedagógico e ao ensino da língua materna, conclui-se que os estudos de base sociolinguística contribuíram significativamente. Quanto à interface entre os saberes da oralidade e o ensino da leitura e da escrita, pode-se afirmar que quando a professora aprendeu a fazer a distinção entre os problemas na aprendizagem da leitura e escrita que decorrem da interferência das regras fonológicas variáveis e a falta de familiaridade das convenções ortográficas, pode elaborar intervenções didáticas favoráveis a tal ensino. Quanto à competência com que os jovens, adultos e idosos se desenvolvem nas práticas de letramento, conclui-se que as aprendizagens conquistadas pelos alunos lhes atribuíram habilidade para se saírem bem nas práticas que solicitavam conhecimentos compatíveis com a escolarização de alfabetização na Educação de jovens Adultos; EJA. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of the research presentel in the thesis was to assess how a literacy teacher´s basic knowledge of Educational Sociolinguistics may contribute to the development of strategies that will facilitate the learning of reading and writing at school by young, adult and elderly learners. When a youth, an adult or an elderly person starts a literacy program, this person brings with him/her a long linguistic experience and demonstrates his/her ability to understand and use the language in the several life situations he/she needs to use it. However, he/she still cannot read or write. With regard to this reality, it would be advantageous for the school to use such linguistic knowledge as the basis for the teaching of the mother tongue. Educational Sociolinguistics has endeavored to contribute to the development of new ways to organize the students´ pedagogical work that will develop the students´ cognitive skills necessary to expand their oral and written communicative competence, making them more proficient in their mother tongue and enabling them to exert citizenship consciously and critically. The locus of the research is a literacy classroom for young, adult, and elderly people in the Project Solidarity Literacy, of the Catholic University of Brasilia, located in the town of Ceilândia – DF. The research allows us to say that the students´ reading is affected by their oral skills, for as soon as they finish decoding the words, they “translate” them into their speech variety, by means of a typical code-switching strategy. However, it was observed that the linguistic code-switching does not hinder the understanding of the word meaning, very much on the contrary, it seems to foster it. With regard to the organization of the pedagogical work and the teaching of the mother tongue, it was concluded that the sociolinguistics studies made significant contribution. As concerns the interface between the oral skills and the teaching of reading and writing, it was observed that, when the teacher learned to distinguish between the problems in the learning of reading and writing resulting from the interference of the variable phonological rules and the lack of familiarity with ortographic conventions, she was able to develop didactic interventions favorable to their learning. Regarding the competence with which young people, adults and the elderly developed their literacy practice, it can be concluded that the learning acquired by the students has enabled them to do well in the practices that required knowledge compatible with the schooling of the Young People´s and Adults´ Education literacy. EJA. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Cette recherche a eu par but d‟analyser comment les connaissances des fondaments de la Sociolinguistique Éducationnel, de la part d‟une professeur qui alphabétise, ils peuvent contribuer pour le développement des stratégies capables de faciliter l‟ apprentissage de la lecture et de l‟écriture scolaires des jeunes, des adultes et des personnes âgées. Lorsqu‟ un jeune, un adulte ou une perssone âgée entrent à l‟école pour s‟alphabétiser, ils portent déjà avec soi-même une longue éxpérience linguistique, laquelle démontre leur capacité de comprendre et d‟utiliser la langue aux différentes situations de la vie dont ils ont besoin d‟utiliser la langage. Cependant, ils ne sachent pas encore ni écrire ni lire, par rapport à cette réalité, ce serait à l‟école d‟utiliser de telles connaissances linguistiques comme principe pour l‟enseignement de la langue maternelle. La Sociolinguistique de l „Enseignement s‟occupe de l‟éraboration de nouvelles formes d‟organisation du travail pédagogique de l‟enseignant, qui soient capables de développer des habilités cognitives requises aux apprenants pour l‟élargissement de leur competénce comunicative de l‟oral et de l‟écrit, par conséquent, les apprenants se deviendront compétents dans sa langue maternelle et aussi aptes à exercer d‟une façon consciente et critique la citoyenneté. Le locus de cette recherche c‟est le cours d‟alphabétisation des jeunes, des adultes et des personnes plus agées, du projet Alphabétisation Solidaire de l‟Université Catoliquede Brasilia, localisée dans la ville de Ceilândia – DF. Cette reherche permet d‟ affirmer que la lecture des apprenants é influée par son oral, au moment où les apprenants viennent d‟apprendre des mots, ils font tout de suite des traductions pour ses propres variétés de parole, par le moyen d‟une typique stratégie de changement du code linguistique. Néanmoins, on observe qui ce changement de code ne cause pas de préjudice à la compréhension du sens des mots, au contraire, il semble d‟être favorable. Par rapport à l‟organisation du travaille pédagogique et aussi à l‟enseignement de la langue maternelle, on conclut que les études, qui ont sur point d‟appui la sociolinguistique, ils ont bien collaboré. En ce qui concerne l‟interfarce entre les savoirs de l‟oral et de l‟enseignement de l‟oral et de l‟écrit, on peut déclarer qu‟ au moment où la professeur a reussi de faire la distinction entre les problèmes de l‟apprentissage de l‟oral et de l‟écrit, lesquels viennent de l‟interférence des règles phonologiques variables et aussi de l‟absence de familiarité avec les accords orthographes, la professeur a pu élaborer des intervetions didatiques favorables à la situation de l‟enseignement. Quant à la compétence avec laquelle les jeunes, les adultes et les personnes plus agées développent aux pratiques de la lutte contre l‟illettrisme, on conclut que les apprentissages acqueris par les apprenants leurs ont donné des habilités pour avoir du succès aux pratiques qui leur demadaient des connaissances compatibles avec la scolarisation de l‟alphabétisation de l‟Éducation de Jeunes et Adultes; EJA.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009.
Appears in Collections:FE - Doutorado em Educação (Teses)

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