http://repositorio.unb.br/handle/10482/51974
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MariliaSilvaOliveiraDeSousa_DISSERT.pdf | 7,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Nos rastros das "mulheres inspiradoras" : a cultura afro-brasileira é ensinada às crianças e às(aos) jovens nas escolas do DF? |
Autor(es): | Sousa, Marilia Silva Oliveira de |
Orientador(es): | Pires, Maria Raquel Gomes Maia |
Assunto: | Desigualdade racial Interseccionalidade Colonialismo Cultura afro-brasileira - ensino e estudo Educação antirracista |
Data de publicação: | 18-Mar-2025 |
Data de defesa: | 8-Nov-2024 |
Referência: | SOUSA, Marilia Silva Oliveira de. Nos rastros das "mulheres inspiradoras": a cultura afro-brasileira é ensinada às crianças e às(aos) jovens nas escolas do DF?. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A presente dissertação analisou os eventuais resultados ou repercussões obtidas após a implementação do ensino da cultura afro-brasileira nas 15 escolas do Distrito Federal (DF) que implantaram o Projeto Mulheres Inspiradoras. O estudo questionou se as escolas que implantaram o projeto contemplaram as diretrizes educacionais de ensino da cultura afro-brasileira para contribuir com a diminuição dos padrões raciais colonialistas. Partiu-se da hipótese teórica da hegemonia de padrões etnocêntricos, sexistas e racistas nos Projetos Pedagógicos de curso e nos currículos dos Centros Educacionais do Distrito Federal, com resistências em forma de experiências pontuais a serem reveladas/potencializadas. Objetivos: analisar se os Projetos Pedagógicos de Cursos e as experiências docentes dos Centros Educacionais do Distrito Federal que implantaram o Projeto Mulheres Inspiradoras contemplavam o ensino da cultura afro-brasileira em perspectiva crítica, interseccional, multicultural e antirracista. Tratou-se de uma pesquisa de métodos mistos, do tipo sequencial exploratória, delineada em duas etapas, com estudo de caso. A primeira etapa consistiu na análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das 15 escolas participantes, articulada à leitura crítica e indicativa dos livros adquiridos pela Secretaria de Educação do DF. Na segunda etapa, realizou-se o rastreamento de eventuais práticas pedagógicas de resistência entre 25 docentes participantes do projeto, mediante aplicação de questionário on-line. Os 15 PPPs analisados se distribuíram nas categorias: a- Práticas associadas ao Dia da Consciência Negra, sem maiores descrições, ou ausência de referências ao ensino da cultura afro-brasileira (n = 9; 60%); b- Presença de abordagens inovadoras pontuais (n = 4; 26,7%); c- Indícios de ensino antirracista estruturante (n = 2; 13,6%). Os livros adquiridos para as escolas apresentaram conexão com o ensino da cultura afro, com aplicabilidades para as práticas pedagógicas. Nos rastros do Mulheres Inspiradoras, a maioria das docentes (n = 18; 72%) investigadas continuou com práticas antirracistas e feministas em sala de aula. |
Abstract: | This dissertation analyzed the potential outcomes or repercussions following the implementation of Afro-Brazilian cultural education in 15 schools in the Federal District that adopted the Mulheres Inspiradoras (Inspiring Women) project. The study investigated whether the schools that implemented the project adhered to the educational guidelines for teaching Afro-Brazilian culture to contribute to the reduction of colonialist racial standards. It was based on the theoretical hypothesis of the hegemony of ethnocentric, sexist, and racist patterns in the Pedagogical Projects and curricula of educational centers in the Federal District, with resistances manifesting as sporadic experiences to be revealed and amplified. The objectives were: to analyze whether the Pedagogical Projects and teaching experiences of the educational centers in the Federal District that adopted the Mulheres Inspiradoras project incorporated Afro-Brazilian cultural education from a critical, intersectional, multicultural, and anti-racist perspective. This research employed mixed methods in a sequential exploratory design, structured in two phases with a case study. The first phase consisted of an analysis of the Pedagogical Political Projects (PPPs) of the 15 participating schools, alongside a critical and suggestive review of the books acquired by the Federal District’s Department of Education. In the second phase, we tracked potential resistance-based pedagogical practices among 25 teachers participating in the project through an online questionnaire. The 15 analyzed PPPs were distributed into the following categories: (a) practices associated with Black Consciousness Day, with no further description or absence of references to Afro-Brazilian culture education (n = 9; 60%); (b) presence of isolated innovative approaches (n = 4; 26.7%); and (c) signs of foundational anti-racist education (n = 2; 13.6%). The books acquired for the schools showed a connection with Afro-Brazilian cultural education, with applicability in pedagogical practices. In the wake of the Mulheres Inspiradoras project, most teachers (n = 18; 72%) continued with anti-racist and feminist practices in the classroom. |
Unidade Acadêmica: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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