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Título: Modificação de atitudes em relação a casais homossexuais idosos por transferência de função em classes de equivalência
Autor(es): Freitas Junior, Eudes Antônio de
Orientador(es): Melo, Raquel Maria de
Assunto: Atitudes
Homonegatividade
Equivalência de estímulos
IRAP
FAST
Data de publicação: 17-Mar-2025
Referência: FREITAS JUNIOR, Eudes Antônio de. Modificação de atitudes em relação a casais homossexuais idosos por transferência de função em classes de equivalência. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A homonegatividade refere-se a atitudes negativas diante da homossexualidade e/ou das orientações não-heterossexuais, incluindo a desvalorização social e individual dos modos de vida da população LGBTQIA+. Tais atitudes podem ser estudadas pela Análise do Comportamento, por meio do Paradigma da Equivalência de Estímulos, que permite investigar experimentalmente a formação de relações entre estímulos com e sem significado social. Desta forma, este estudo teve os seguintes objetivos: (1) verificar a formação de classes de equivalência entre fotos de casais homossexuais idosos e atributos positivos em estudantes universitários que apresentam atitudes homonegativas; e (2) avaliar a transferência de funções entre estímulos através de dois instrumentos de medidas implícitas. Participaram desta pesquisa 52 estudantes universitários, que responderam as duas versões da Escala Moderna de Homonegatividade (MHS-G e MHS-L), divididos em dois Grupos Experimentais (GE 1 e GE 2) e dois Grupos Controle (GC 1 e GC 2). Os Grupos Experimentais realizaram uma tarefa de pareamento ao modelo, na qual eram ensinadas relações entre adjetivos positivos, símbolos abstratos e fotografias de casais homossexuais idosos. Após a verificação da formação de classes de equivalência, os participantes do Grupo Experimental 1 foram expostos a tarefa do Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP), composta por blocos consistentes e blocos inconsistentes. Nos blocos consistentes os participantes deveriam relacionar fotografias de casais heterossexuais idosos com adjetivos positivos e fotografias de casais homossexuais idosos com adjetivos negativos. Nos blocos inconsistentes os participantes deveriam relacionar fotografias de casais homossexuais idosos com adjetivos positivos e fotografias de casais heterossexuais idosos com adjetivos negativos. Os participantes do Grupo Experimental 2 (GE 2), além da tarefa de pareamento ao modelo, realizaram a tarefa do Functional Aquisition Speed Test (FAST), composta também por blocos consistentes, nos quais diante da apresentação de fotografias de casais heterossexuais idosos e de adjetivos positivos, os participantes deveriam apertar a tecla “Z” e diante de fotografias de casais homossexuais idosos e adjetivos negativos, apertar a tecla “M”. Nos blocos inconsistentes havia a inversão da regra. Os participantes do Grupo Controle 1 (GC1), realizaram apenas a tarefa do IRAP e os participantes do Grupo Controle 2 (GC 2) apenas o FAST. Os resultados mostraram que 23 estudantes (GE 1 e GE 2) que foram submetidos à tarefa de pareamento ao modelo formaram classes de equivalência. Os participantes do Grupo Experimental 1 responderam mais rapidamente aos blocos inconsistentes em comparação ao Grupo Controle 1, o que indica uma atitude favorável aos casais homossexuais idosos. Os participantes do Grupo Experimental 2, em comparação ao Grupo Controle 2, apresentaram maior porcentagem de acurácia e maior número de acertos nos blocos inconsistentes. Estes resultados sugerem que houve transferência de função. Entretanto, este estudo apresenta algumas limitações como o número reduzido de participantes dos cursos de áreas exatas, a aplicação única das escalas MHS, a ausência de uma etapa de verificação da manutenção das classes de equivalência (follow-up), e possível efeito combinado de dois tipos de preconceito: preconceito racial e homonegativo. Tais limitações devem ser consideradas em pesquisas futuras, além da utilização de outros delineamentos como o delineamento de sujeito único.
Abstract: Homonegativity refers to negative attitudes towards homosexuality and/or non-heterosexual orientations, including the social and individual devaluation of the lifestyles of the LGBTQIA+ population. Such attitudes can be studied by Behavior Analysis, through the Stimulus Equivalence Paradigm, which allows experimental investigation of the formation of relationships between stimuli with and without social significance. Thus, this study had the following objectives: (1) to verify the formation of equivalence classes between photos of elderly homosexual couples and positive attributes in university students who present homonegative attitudes; and (2) to evaluate the transfer of functions between stimuli through two implicit measurement instruments. Fifty-two university students participated in this research, who answered the two versions of the Modern Homonegativity Scale (MHS-G and MHS-L), divided into two Experimental Groups (EG 1 and EG 2) and two Control Groups (CG 1 and CG 2). The Experimental Groups performed a matching-to-sample task, in which they were taught relationships between positive adjectives, abstract symbols, and photographs of elderly homosexual couples. After verifying the formation of equivalence classes, participants in Experimental Group 1 were exposed to the Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP) task, consisting of consistent and inconsistent blocks. In the consistent blocks, participants were asked to relate photographs of elderly heterosexual couples with positive adjectives and photographs of elderly homosexual couples with negative adjectives. In the inconsistent blocks, participants were asked to relate photographs of elderly homosexual couples with positive adjectives and photographs of elderly heterosexual couples with negative adjectives. In addition to the matching-to-sample task, participants in Experimental Group 2 (EG 2) performed the Functional Acquisition Speed Test (FAST) task, which also consisted of consistent blocks, in which participants were asked to press the “Z” key when presented with photographs of elderly heterosexual couples and positive adjectives, and to press the “M” key when presented with photographs of elderly homosexual couples and negative adjectives. The rule was reversed in the inconsistent blocks. Participants in Control Group 1 (CG1) performed only the IRAP task, and participants in Control Group 2 (CG 2) performed only the FAST. The results showed that 23 students (EG 1 and EG 2) who were submitted to the matching-to-sample task formed equivalence classes. Participants in Experimental Group 1 responded more quickly to the inconsistent blocks compared to Control Group 1, which indicates a favorable attitude toward elderly homosexual couples. Participants in Experimental Group 2, compared to Control Group 2, presented a higher percentage of accuracy and a higher number of correct answers in the inconsistent blocks. These results suggest that there was a transfer of function. However, this study has some limitations, such as the small number of participants in exact sciences courses, the single application of the MHS scales, the absence of a phase to verify the maintenance of equivalence classes (follow-up), and the possible combined effect of two types of prejudice: racial and homonegative prejudice. Such limitations should be considered in future research, in addition to the use of other designs, such as the single-subject design.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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