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Título: Objetivando a subjetividade : achievement drive e estratégias gerenciais agressivas
Autor(es): Furtado, Roberto Muzy
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Finanças comportamentais
Big data
Gerenciamento de resultados
Data de publicação: 17-Mar-2025
Referência: FURTADO, Roberto Muzy. Objetivando a subjetividade: achievement drive e estratégias gerenciais agressivas. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. 98 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A era do big data apresenta reflexos cada vez mais significativos na prática e na literatura contábil, fornecendo ferramentas tecnológicas para a aplicação e a produção de novos conhecimentos. Dentre suas principais vantagens, estão o aumento da transparência e a melhoria da qualidade das informações, que podem ser ampliadas mais facilmente para dados além dos números, possibilitando análises sofisticadas de dados não financeiros, como textos, vídeos, áudios e imagens. Esta tese foca nas contribuições desse fenômeno para as pesquisas comportamentais em contabilidade, provocando uma reflexão acerca de como a crescente aplicação da ciência de dados na pesquisa pode auxiliar na descrição e previsão mais robusta e confiável do comportamento do usuário. A tese foi estruturada em três artigos. A literatura revisada no primeiro artigo destaca a busca das pesquisas em contabilidade comportamental pela compreensão dos fatores subjetivos individuais que interferem nas reações a estímulos do ambiente. Discutem-se os avanços proporcionados pelas novas tecnologias, que possibilitam a medição de fatores internos em grandes amostras não invasivas, analisando-se simultaneamente as interações entre o ambiente e os indivíduos, com base em teorias de distintos campos de conhecimento. Os dois artigos empíricos subsequentes investigam o efeito de um fator interno subjetivo – o achievement drive – nas escolhas contábeis e estratégias gerenciais adotadas pelos executivos. Utilizando visão computacional, uma ferramenta de inteligência artificial, essas características comportamentais foram mensuradas por meio de imagens faciais de diretores de empresas de ramos diversos no mercado norte americano. Os resultados dos artigos empíricos indicam que tanto o planejamento tributário quanto o gerenciamento de resultados estão relacionados com o achievement drive, sugerindo que essa medida pode influenciar decisões corporativas arriscadas. Além de contribuir para o entendimento dos traços comportamentais que moldam as decisões gerenciais, esta tese oferece uma base metodológica robusta para ampliar o uso de novas tecnologias nas pesquisas contábeis e comportamentais.
Abstract: The era of big data is increasingly impacting accounting practice and literature, providing technological tools for the application and production of new knowledge. Among its main advantages are enhanced transparency and improved information quality, which can be extended beyond numerical data, enabling sophisticated analyses of non-financial data such as text, videos, audio, and images. This thesis focuses on the contributions of this phenomenon to behavioural accounting research, prompting a reflection on how the growing application of data science in research can assist in providing a more robust and reliable description and prediction of user behaviour. The thesis is structured into three articles. The literature reviewed in the first article highlights the efforts in behavioural accounting research to understand the individual subjective factors that influence reactions to environmental stimuli. It discusses the advances brought by new technologies, which allow for the measurement of internal factors in large, non invasive samples, while simultaneously analysing the interactions between environment and individuals based on theories from different fields of knowledge. The two subsequent empirical articles investigate the effect of an internal subjective factor – achievement drive – on accounting choices and managerial strategies adopted by executives. Using computer vision, an artificial intelligence tool, these behavioural characteristics were measured through facial images of executives from various industries in the North American market. The findings of the empirical articles indicate that both tax planning and earnings management are associated with achievement drive, suggesting that this measure may influence risky corporate decisions. In addition to contributing to the understanding of behavioural traits that shape managerial decisions, this thesis provides a robust methodological basis to expand the use of new technologies in accounting and behavioural research.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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