http://repositorio.unb.br/handle/10482/51902
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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AlineCarneiroLeal_DISSERT.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Portos brasileiros : análise da eficiência operacional e financeira dos portos públicos, delegados e concedidos |
Autor(es): | Leal, Aline Carneiro |
Orientador(es): | Wilbert, Marcelo Driemeyer |
Assunto: | Eficiência operacional Eficiência financeira Operação portuária |
Data de publicação: | 17-Mar-2025 |
Data de defesa: | 29-Out-2025 |
Referência: | LEAL, Aline Carneiro. Portos brasileiros: análise da eficiência operacional e financeira dos portos públicos, delegados e concedidos. 2024. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A infraestrutura de transporte marítimo é importante para a inserção econômica do Brasil, sendo que o país conta com 35 são portos públicos. A Lei nº 9.277/1996 autorizou a União a delegar aos municípios, estados, e DF a administração e exploração dos portos. Assim, os portos públicos podem ser classificados em federais ou em delegados. Os portos delegados são os portos públicos que a União passou a responsabilidade de administração e operação para outras entidades públicas, como Estados, municípios e consórcios públicos. O objetivo do estudo é o de avaliar a existência de diferença de eficiência operacional e de eficiência financeira entre os portos federais e delegados. Foram analisados dados para o período de 2019 a 2023, para a eficiência operacional foram consideradas as variáveis de infraestrutura, bem como variáveis de desempenho como carga bruta movimentada e inverso do tempo médio atracado; para a eficiência financeira foram considerados os valores de despesas operacionais, custos de atividade, carga bruta movimentada e quantidade de atracações. A análise de eficiência foi realizada por meio da Análise Envoltória de Dados com retornos variáveis de escala. Recentemente houve a concessão de portos públicos, os quais também foram objeto do estudo. Em resumo, os portos delegados apresentaram maiores valores de eficiência operacional quando comparados aos portos de administração federal, por meio das Companhias Docas. Os portos delegados representam 60% dos portos considerados com eficiência alta, 62,5% no grupo de eficiência média e de 30,7% no grupo de eficiência baixa. Quanto à eficiência financeira, os portos federais foram classificados em média e alta eficiência, cada uma com 50% dos portos; 2 portos delegados tiverem desempenho ruim, com baixa eficiência e 7 portos foram classificados com alta eficiência. Foi feito o teste de Mann-Whitney para verificar a significância estatística dos valores de eficiência apurados. A análise do índice de Malmquist foi realizada para verificar se houve ganhos ou perdas de produtividade de cada um dos portos no período do estudo. Constatou-se que em relação à eficiência operacional, mais de 50% dos portos federais e delegados apresentaram ganho de produtividade e cerca de 29% dos portos apresentaram perda de produtividade. No que tange a eficiência financeira, todas as DMUs federais analisadas exibiram ganho de produtividades, as delegadas tiveram representantes com ganhos, perdas e neutras em relação à produtividade, e a DMU concedida apresentou perda de produtividade. |
Abstract: | The maritime transport infrastructure is important for Brazil's economic integration, as the country has 35 public ports. Law No. 9.277/1996 authorized the Federal Government to delegate the administration and operation of ports to municipalities, states, and the Federal District. Thus, public ports can be classified as federal or delegated. Delegated ports are public ports where the Federal Government has transferred the responsibility for administration and operation to other public entities, such as states, municipalities, and public consortia. The aim of this study is to assess the existence of operacional efficiency and financial efficiency differences between federal and delegated ports. Data from 2019 to 2023 were analyzed. For operational efficiency, infrastructure variables were considered, as well as performance variables such as gross cargo handled and the inverse of the average docking time. For financial efficiency, operational expenses, activity costs, gross cargo handled, and the number of dockings were considered. The efficiency analysis was conducted through Data Envelopment Analysis (DEA) with variable returns to scale. Recently, there was the concession of public ports, which were also the subject of the study. In summary, delegated ports showed higher operational efficiency values when compared to ports under federal administration, through the Port Authorities (Companhias Docas). Delegated ports accounted for 60% of ports considered highly efficient, 62.5% in the medium efficiency group, and 30.7% in the low efficiency group. Regarding financial efficiency, federal ports were classified into medium and high efficiency categories, each with 50% of the ports; two delegated ports performed poorly, with low efficiency, and seven ports were classified as highly efficient. The Mann-Whitney test was conducted to verify the statistical significance of the efficiency values obtained. The Malmquist index analysis was performed to verify whether there were productivity gains or losses for each port during the study period. It was found that in relation to operational efficiency, more than 50% of federal and delegated ports showed productivity gains and around 29% of ports showed productivity losses. Regarding financial efficiency, all federal DMUs analyzed showed productivity gains, the delegated ones had representatives with gains, losses and neutrality in relation to productivity, and the granted DMU showed a loss in productivity. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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