http://repositorio.unb.br/handle/10482/51868
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LatifeNemetalaGomes_DISSERT.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Escala de Comportamentos Aprendidos na Equoterapia (ECAEQ) : construção e evidências de validade |
Autor(es): | Gomes, Latife Nemetala |
Orientador(es): | Andrade, Josemberg Moura de |
Assunto: | Psicometria Avaliação psicológica Pessoas com deficiência Inclusão social |
Data de publicação: | 13-Mar-2025 |
Data de defesa: | 25-Nov-2024 |
Referência: | GOMES, Latife Nemetala. Escala de Comportamentos Aprendidos na Equoterapia (ECAEQ): construção e evidências de validade. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A equoterapia é uma modalidade interdisciplinar que integra equinos na reabilitação de pessoas com deficiência (PcD), ou outras necessidades específicas, podendo contribuir na aprendizagem desses indivíduos. A aprendizagem nesse setting tem dinâmica e complexidade interventiva que abrange áreas como a psicologia, pedagogia, fisioterapia, equitação, fonoaudiologia, dentre outras. Com base nas proposições da Teoria Social Cognitiva (TSC) de Bandura, o estudo e a análise do fenômeno da aprendizagem nesse contexto diferenciado, que contempla objetivos educacionais por meio da interação entre pessoas, cavalo e ambiente — como comunicar, montar, cuidar e equilibrar-se sobre o animal —, são essenciais para promover a inclusão da PcD. Ademais, tais investigações contribuem para o reconhecimento técnico-científico da equoterapia no campo da avaliação psicológica. O principal objetivo desta dissertação foi desenvolver um instrumento inédito, com propriedades psicométricas adequadas, capaz de aferir o fenômeno da aprendizagem na equoterapia, útil tanto para a prática quanto para a pesquisa científica. Para isso, dois estudos interligados foram conduzidos de forma independente. O Estudo 1 apresentou a construção e as evidências de validade baseadas no conteúdo e na estrutura interna da Escala de Comportamentos Aprendidos na Equoterapia (ECAEQ), que resultou na estrutura fatorial composta por 25 itens distribuídos em três fatores, sem cargas fatoriais cruzadas, e índices de confiabilidade variando entre 0,90 e 0,92. O Estudo 2 investigou evidências de validade da ECAEQ com base em testes que avaliam construtos correlatos. Destacaram-se correlações positivas e estatisticamente significativas com funcionalidade (r = 0,67, IC 95% BCa [0,58, 0,75], p < 0,01) e qualidade de vida (r = 0,22, IC 95% BCa [0,06, 0,37], p < 0,01). Conclui-se que a ECAEQ apresentou evidências de validade e estimativas de precisão, podendo ser utilizada na equoterapia e em pesquisas para avanço técnico-científico na área, favorecendo processos de desenvolvimento e inclusão de PcD. |
Abstract: | Equine-assisted therapy is an interdisciplinary modality that integrates horses into the rehabilitation of individuals with disabilities or other specific needs, potentially contributing to their learning processes. Learning in this setting is characterized by dynamic and complex interventions that encompass various fields, including psychology, pedagogy, physiotherapy, equitation, and speech therapy. Based on the propositions of Bandura's Social Cognitive Theory (SCT), studying and analyzing the phenomenon of learning in this distinctive context— which includes educational objectives achieved through interactions among individuals, horses, and the environment, such as communication, riding, caregiving, and maintaining balance on the animal—are essential for promoting the inclusion of individuals with disabilities. Furthermore, such investigations contribute to the technical and scientific recognition of equine-assisted therapy in the field of psychological assessment. The primary objective of this dissertation was to develop a novel instrument with adequate psychometric properties, capable of assessing the phenomenon of learning in equine-assisted therapy, serving both practical and scientific research purposes. To achieve this, two interrelated studies were conducted independently. Study 1 presented the development and evidence of validity based on the content and internal structure of the Scale of Learned Behaviors in Equine-Assisted Therapy (ECAEQ). This process resulted in a factorial structure comprising 25 items distributed across three factors, with no cross-loadings and reliability indices ranging from 0.90 to 0.92. Study 2 investigated the validity evidence of the ECAEQ by employing tests that assess related constructs. Positive and statistically significant correlations were found with functionality (r = 0.67, 95% BCa CI [0.58, 0.75], p < .01) and quality of life (r = 0.22, 95% BCa CI [0.06, 0.37], p < .01). In conclusion, the ECAEQ demonstrated validity evidence and reliability estimates, making it a valuable tool for equine-assisted therapy and research aimed at advancing the technical and scientific development of this field. The scale also supports developmental and inclusion processes for individuals with disabilities. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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