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Título: O papel da ameaça nos efeitos do autoritarismo de direita e da orientação à dominância social no apoio à educação sexual inclusiva
Autor(es): Conceição, Andreza Conrado
Orientador(es): Lima, Tiago Jesse Souza de
Assunto: Autoritarismo
Direita (Ciência política)
Educação sexual inclusiva
Orientação à dominância social
Percepção de ameaça
Preconceito sexual
Data de publicação: 13-Mar-2025
Referência: CONCEIÇÃO, Andreza Conrado. O Papel da Ameaça nos Efeitos do Autoritarismo de Direita e da Orientação à Dominância Social no Apoio à Educação Sexual Inclusiva. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Uma forma efetiva de combater o preconceito sexual é uma educação sexual inclusiva, que debata questões de diversidade. Porém, este tipo de medida sofre rejeição por parte da população brasileira e de movimentos políticos de direita. O presente trabalho teve como objetivo geral investigar os efeitos do autoritarismo de direita e da orientação à dominância social no apoio à educação sexual inclusiva. Além disso, testou o papel da percepção de ameaça frente a homossexuais nestes efeitos. Para alcançar esse objetivo, foram construídos dois artigos. O Artigo 1 (N = 306), considerando a inexistência de uma escala de percepção de ameaça frente a homossexuais validada no Brasil, objetivou adaptar e obter evidências de validade e precisão da Escala de Percepção de Ameaça Frente a Homossexuais. Os resultados indicam que a medida apresenta boas evidências de validade baseada na estrutura interna, convergente, discriminante, e de critério, além de bons índices de confiabilidade. No Artigo 2, foram realizados dois estudos para testar empiricamente o objetivo dessa dissertação. No Estudo 1 (N = 308), o autoritarismo de direita predisse o apoio à educação sexual inclusiva, com a mediação da percepção de ameaça simbólica e realista, enquanto apenas a ameaça realista mediou o efeito da orientação à dominância social nesse apoio. No Estudo 2 (N = 491), foi manipulada a percepção de uma maior inclusão social de pessoas LGBTQIA+ na sociedade brasileira. Pessoas com maior autoritarismo de direita e orientação à dominância social se sentiram mais ameaçadas independentemente de a inclusão estar sendo reforçada ou não, e essa ameaça, por sua vez, predisse um menor apoio à educação sexual inclusiva. Assim, o trabalho apresenta uma escala que poderá ser utilizada em estudos futuros investigando o papel da percepção de ameaça no preconceito sexual no Brasil, e aponta como intervenções buscando promover medidas de inclusão para minorias sexuais precisam levar em consideração o papel da ameaça e das atitudes ideológicas dos indivíduos.
Abstract: An effective way to combat sexual prejudice is an inclusive sex education, which discusses issues of diversity. However, this type of measure is rejected by part of the Brazilian population and right-wing political movements. The main objective of this work was to investigate the effects of right-wing authoritarianism and social dominance orientation on support for inclusive sex education. Furthermore, it tested the role of perceived threat towards homosexuals in these effects. To achieve this goal, two articles were constructed. Article 1 (N = 306), considering the lack of a scale of perceived threat towards homosexuals validated in Brazil, aimed to adapt and obtain evidence of validity and accuracy of the Scale of Perceived Threat Towards Homosexuals. The results indicate that the measure presents good evidence of internal structure based, convergent, discriminant, and criterion validity, in addition to good reliability indices. In Article 2, two studies were carried out to empirically test the objective of this dissertation. In Study 1 (N = 308), right-wing authoritarianism predicted support for inclusive sex education, as mediated by perceived symbolic and realistic threat, while only realistic threat mediated the effect of social dominance orientation on this support. In Study 2 (N = 491), the perception of greater social inclusion of LGBTQIA+ people in Brazilian society was manipulated. People with greater right-wing authoritarianism and social dominance orientation felt more threatened regardless of whether inclusion was being reinforced or not, and this threat in turn predicted lower support for inclusive sex education. Thus, the work presents a scale that could be used in future studies investigating the role of perceived threat in sexual prejudice in Brazil, and points out how interventions seeking to promote inclusion measures for sexual minorities need to take into account the role of threat and individuals’ ideological attitudes.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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