http://repositorio.unb.br/handle/10482/51807
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ClaudioWilsonDosSantosPereira_TESE.pdf | 3,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Constituição da profissionalidade docente na Educação Básica, Técnica e Tecnólógica : análise da socialização profissional em um Instituto Federal |
Autor(es): | Pereira, Cláudio Wilson dos Santos |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Professores - formação Institucionalidade Profissionalidade docente Socialização profissional |
Data de publicação: | 12-Mar-2025 |
Data de defesa: | 5-Set-2024 |
Referência: | PEREIRA, Cláudio Wilson dos Santos. CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNÓLÓGICA: análise da socialização profissional em um Instituto Federal. 2024. 347 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Ao problematizar sobre a constituição dos processos de socialização profissional construção da profissionalidade docente dos professores ingressantes na carreira de magistério EBTT nos Institutos Federais entre 2018 e 2023, a pesquisa teve por objetivo analisar os processos de socialização profissional e a construção da profissionalidade docente dos professores ingressantes na carreira Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT). Em virtude da delimitação dos objetivos, buscou-se analisar os elementos constitutivos da profissionalidade docente nos Institutos Federias (IFs) e suas relações junto a carreira EBTT; caracterizar os processos de socialização profissional vivenciados pelos professores na EBTT a partir da estrutura organizacional dos IFs, simultaneamente, analisar os processos de construção e socialização da profissionalidade docente reconhecida pelos professores ingressantes na EBTT. Para nortear o percurso investigativo, a pesquisa teve como pressuposto teórico-metodológico o Materialismo Histórico-dialético (MHD) por compreender que é a partir da construção teórico-metodológicas que se materializam os estudos do objeto, que se constituem, uma vez que a representação real do ideal da investigação se revela por meio da saturação das determinações que constituem seus traços. Uma perspectiva metodológica que permite ao pesquisador fazer uma imersão do objeto em estudo constitui-se em aprofundar e delimitar as categorias de pesquisa que se estabelecem um todo articulado do objeto em totalidade, e ao se tratar da formação de professores é relevante levar em consideração as determinações e categorias que constituem a unidade trabalho-formação docente. Assim, para haver a apreensão do concreto, recorreu-se ao questionário e entrevistas, ao ter como sujeitos, os professores ingressantes na EBTT entre anos de 2018 a 2023. Para realizar a análise e interpretação dos dados partiu-se dos conceitos de profissionalização, profissionalismo, profissionalidade e socialização profissional ao efetivar a compreensão do objeto. Os resultados indicaram que há uma mudança de perfil do professor ingressante: presença feminina, experiência profissional e elevado nível de titulação; conhecimento da docência a partir de experiências pré-profissionais, atuação profissional e formação continuada; sem recuar da teoria, a prática profissional constitui a premissa e ponto de partida para o exercício da docência; a instituição de programas de recepção docente e oferta de cursos de capacitação como indutores de socialização; e, há um tensionamento entre tipo de profissionalismo organizacional e um profissionalismo ocupacional a demarcar uma linha tênue no processo de construção da profissionalidade docente. Concluise que a construção da profissionalidade docente do professor ingressante na EBTT é mediada pela formação, pela institucionalidade e pelo trabalho, das quais ocorrem por meio da socialização que advém da base constitutiva da compreensão da docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), da institucionalidade dos Institutos Federais e da materialidade histórica mediada pela vivência colaborativa, pela cultura institucional, pelas tradições e outras formas de expressões. |
Abstract: | This work is linked to the research line Teaching Profession, Curriculum and Assessment (PDCA), of the Postgraduate Program in Education at the University of Brasília. When problematizing the constitution of professional socialization processes and the construction of teaching professionalism for teachers entering the EBTT teaching career at Federal Institutes between 2018 and 2023, The research aimed to analyze the processes of professional socialization and the construction of the teaching professionalism of teachers entering the Basic, Technical and Technological Education (EBTT) career. Due to the delimitation of the objectives, we sought to analyze the constitutive elements of teaching professionalism in the Federal Institutes (IFs) and their relations with the EBTT career; characterize the processes of professional socialization experienced by teachers at EBTT based on the organizational structure of the IFs, simultaneously analyze the processes of construction and socialization of teaching professionalism recognized by teachers entering EBTT. To guide the investigative path, the research had as its theoretical-methodological assumption Historical-Dialectical Materialism (MHD) because it understands that it is from the theoretical-methodological construction that the studies of the object are materialized, which are constituted, since the real representation of the ideal of investigation is revealed through the saturation of the determinations that constitute its features. A methodological perspective that allows the researcher to immerse himself in the object under study consists of deepening and delimiting the research categories that establish an articulated whole of the object as a whole, and when dealing with teacher training, it is relevant to take into account the determinations and categories that constitute the work-teacher training unit. Thus, in order to grasp the concrete, a questionnaire and interviews were used, with the subjects being teachers who joined the EBTT between 2018 and 2023. To carry out the analysis and interpretation of the data, the concepts of professionalization, professionalism, professionality and professional socialization were used to understand the object. The results indicated that there is a change in the profile of new teachers: female presence, professional experience and high level of qualification; knowledge of teaching based on pre-professional experiences, professional performance and continuing education; without departing from theory, professional practice constitutes the premise and starting point for the exercise of teaching; the institution of teacher reception programs and the offering of training courses as inducers of socialization; and, there is a tension between the type of organizational professionalism and an occupational professionalism that demarcates a fine line in the process of constructing teaching professionalism. It is concluded that the construction of the teaching professionalism of the teacher entering the EBTT is mediated by training, institutionality and work, which occur through socialization that comes from the constitutive basis of the understanding of teaching in professional and Technological Education (EPT), the institutionality of the Federal Institutes and the historical materiality mediated by collaborative experience, institutional culture, traditions and other forms of expression. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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