http://repositorio.unb.br/handle/10482/51473| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LIVRO_ContribuicoesDesenvolvimentoHumanoV3.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : percursos e práticas em cotidianos |
| Autor(es): | Barbato, Silviane Bonaccorsi (org) Beraldo, Rossana Mary Fujarra (org) Ramos, Patrícia Campos (org.) Santana, Raquel (org.) Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque (org.) Mietto, Gabriela Sousa de Melo |
| Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Universidade de Brasília |
| Assunto: | Educação inclusiva Desenvolvimento humano Inclusão escolar |
| Data de publicação: | 4-fev-2025 |
| Editora: | Editora Universidade de Brasília (EDU) |
| Referência: | BARBATO, Silviane et al. (org.). Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: percursos e práticas em cotidianos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2025. v. 3. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/630. Acesso em: 06 fev. 2025. |
| Resumo: | Como podemos desenvolver as práticas inclusivas? Os processos inclusivos são concretizados em escolhas cotidianas orientadas ao conhecimento mútuo e ao acolhimento, ao cuidado de si e entre pessoas com histórias diferentes. Refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais fortalece a geração de novas formas de ensinar, aprender e atuar. Nessa perspectiva, as organizadoras e os autores desta coletânea exploram a história, as políticas públicas, os serviços e o ensinar e aprender em constante inovação, a partir da problematização do cotidiano dos fazeres inclusivos. Esta obra é direcionada a estudantes, pesquisadores, educadores e outros profissionais de áreas afins e foi escrita em colaboração entre colegas de universidades e sistemas educacionais do Brasil, da Argentina e do Chile, psicólogos e professores das redes federal, distrital e municipais de ensino, membros de diferentes grupos de pesquisa e grupos de trabalho da ANPEPP que pesquisam e atuam inclusivamente. Recebeu apoio da UAB/Capes/MEC e da UAB/UnB. |
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
| Licença: | (CC BY SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/630. Acesso em: 06 fev. 2025.: |
| Aparece nas coleções: | Livros e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.