Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5094
Título: "Modernizei meu choro sem descuidar do roteiro tradicional" : tradição e inovação em K-ximbinho (Sebastião Barros)
Autor(es): Costa, Pablo Garcia da
Orientador(es): Magalhães-Castro, Beatriz
Assunto: Ximbinho, K
Jazz
Música popular - Brasil
Biografia
Data de publicação: 2009
Citação: COSTA, Pablo Garcia da. "Modernizei meu choro sem descuidar do roteiro tradicional": tradição e inovação em K-ximbinho (Sebastião Barros). 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho possibilita a análise e compreensão, além da própria produção musical de K-ximbinho, dos contextos pelos quais passou o compositor, percebendo elementos fundamentais para a sua formação, com quem conviveu e pessoas influentes na sua formação musical e atuação profissional. Busca-se entender também a noção de significado musical a partir do discurso do compositor, que define prática e gênero musical, estabelecendo os critérios que promovem a modernização e inovação do samba e do choro pela presença do jazz em suas obras. São observados e analisados os processos e questões relacionadas à mistura de elementos musicais e extra-musicais, aqui principalmente fundamentados pelo conceito de hibridação cultural e globalização, de Garcia Canclini. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to analyze and understand, alongside with the music produced by K-ximbinho, the contexts through which the composer was immersed, noticing key elements to his development, such as people with whom he lived and ones that influenced his musical training and professional performance. It also proposes a reflection on the notion of musical meaning from the composer point of view, which defines genre and musical practice, establishing criteria to promote modernization and innovation of Samba and Choro by the presence of Jazz in his works. Processes and issues related to the mixture of musical and extra-musical elements, based here primarily by the Garcia Canclini’s concept of cultural hybridization and globalization.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2009.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Pablo Garcia.pdf4,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.