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Título: TV digital : do estado da arte aos desafios da implantação
Autor(es): Castro, Marcelo da Silva
Orientador(es): Bulcão, Armando
Assunto: Televisão digital
Comunicação de massa
Comunicação e tecnologia
Data de publicação: Mar-2006
Data de defesa: Mar-2006
Citação: CASTRO, Marcelo da Silva. TV digital: do estado da arte aos desafios da implantação. 2006. 224 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Desde o surgimento da televisão, este serviço e as tecnologias que lhe são associadas, vêm sofrendo um contínuo desenvolvimento, perceptível ao grande público apenas quando representa uma maciça quebra de paradigmas, como foi, por exemplo, com o advento da televisão a cores, uma vez que a tecnologia envolvida foi percebida pela sociedade como um todo. Estamos às vésperas de uma nova quebra de paradigmas: a introdução da tecnologia digital no serviço de televisão aberto e gratuito. Muito se tem discutido sobre este tema, porém, existe ainda uma grande dificuldade no entendimento das questões pertinentes à implantação da TV Digital em nosso país. Isso se deve, dentre outros fatores, à escassez de informações relevantes sobre o assunto e, quando disponíveis, tais informações, adotam, em regra, uma linguagem extremamente técnica. Neste contexto, o estudo aqui proposto tem o objetivo de delinear o estado da arte da TV Digital no Brasil. Busca-se com isto, constituir, através de um estudo exploratório, um corpus teórico/tecnológico de conhecimentos para este novo meio de comunicação, cujo conteúdo será basicamente informativo e instigará questionamentos mais profundos a cerca do assunto. O produto deste estudo tem ainda a função de servir com base para uma pesquisa futura mais profunda. Para isto, partiremos de objetivos específicos, sendo eles: detalhar as vantagens e desvantagens de cada padrão de TV Digital existente; conhecer os recursos técnicos disponíveis na TV Digital; estudar as possibilidades desta tecnologia como fator de inclusão, não apenas digital, mas também social, de uma significativa parcela da população brasileira; analisar o cenário político/econômico contemporâneo e qual sua relação na escolha do padrão a ser adotado pelo Brasil; e, por fim, analisar os possíveis benefícios e/ou prejuízos à educação, através da inserção desta tecnologia na educação mediada pela televisão. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Since the appearance of television, many services and innovative technologies in this area have been developed, but only those that represented a breakthrough were really perceptible to the great public. For example. the advent of the television in color. Were are on the verge of new paradigms: the introduction of the digital technology in the provision service of open and free television. A lot has been discissed on the topic, however, there still remains great difficulty to understand the issues ragaridng the implantation of Digital TV in Brazil. Among other factors, this is due to the lack of relevant information on the matter and, when this is not true, information gets too technical. As a result. the present research has the objective to explain state of the art Digital TV in Brazil. This study seeks to make an exploratory research about theoretical and technological knowledge for this new media of communication. The result os this conceptual and theoretical research will serve as the new basis for the future of Digital TV in Brazil. Initially, the focus will be on the following objectives: to detail out the advantages and disadvantages of each pattern of existing Digital TV around the world; to get to know the available technical resources provided by Digital TV become an inclusion factor os sociaç and digital information; to analyze the Brazilian contemporary political and economical context and is impact on the Digital TV pattern to be adopted by Brazil; and, finally, to evaluate the possible benefits and damages derived from the inclusion of Digital TV services in the brazilian television education.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasilia, Faculdade de Comunicação, 2006.
Informações de Acesso e Conteúdo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília,como um dos requisitos obrigatórios para obter o grau de Mestre em Comunicação.
Aparece nas coleções:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

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