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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4981
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Title: A entrevista clínica no contexto do risco de suicídio
Authors: Rodrigues, Júlia Camarotti
Orientador(es):: Tavares, Marcelo da Silva Araújo
Assunto:: Suicídio
Comportamento - avaliação
Entrevista clínica
Avaliação psicológica
Issue Date: Aug-2009
Citation: RODRIGUES, Júlia Camarotti. A entrevista clínica no contexto do risco de suicídio. 2009. xiv, 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: A avaliação do risco de suicídio é uma prática fundamental para a prevenção e o manejo da crise suicida, mas também um grande desafio por precisar contemplar a complexa interação entre os múltiplos elementos que participam do processo. Esses elementos são aqui classificados em comportamentos suicidas, transtornos mentais, eventos de vida, precipitadores, estados mentais e afetivos, fatores protetivos, psicodinâmica e fatores sócio-demográficos. Quarenta sujeitos foram avaliados por meio de uma entrevista semi-estruturada intitulada História e Avaliação de Risco de Tentativas de Suicídio (HeARTS). Cinco histórias clínicas foram selecionadas dessa amostra buscando uma diversidade clínica, com a intenção de verificar a utilidade e relevância dessa entrevista (estrutura e conteúdo) para a compreensão de diferentes contextos de risco. Informações clínicas produzidas pela entrevista foram analisadas. É possível afirmar que a HeARTS: a) produziu informações relevantes na constituição de histórias clínicas de comportamento suicida; b) facilitou a compreensão dos casos e a elaboração do julgamento clínico complexo; c) mostrou-se uma abordagem abrangente e flexível de um conjunto de elementos de maneira sistemática e contextualizada; d) favoreceu o acesso cuidadoso e compreensivo ao mundo interno, ajudando a transpor as resistências significativas; e) contribuiu para o estabelecimento de aliança terapêutica e o planejamento interventivo adequado. A partir das reflexões, foram feitas algumas sugestões de estudos e aprimoramento da entrevista com vias à sua disponibilização aos profissionais da saúde. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The assessment of suicide risk is a fundamental practice in the prevention and management of suicidal crises, but also a great challenge for it contemplates the complex interaction between the multiple elements that participate in the process. These elements are here classified as suicidal behaviors, mental disorders, life events, precipitators, mental and affective states, protective factors, psychodynamics and social-demographic factors. Forty subjects were assessed using a semi-structured interview entitled History and Assessment of Risk for Suicide Attempts (HeARTS). Five clinical histories were selected from this pool on the basis of their clinical diversity, with the intent to evaluate the usefulness and clinical relevance of the interview (structure and content) for the comprehension of different contexts for suicide risk. Case histories derived from these interviews were analyzed. It is possible to state that the HeARTS: a) produced relevant information for the constitution of clinical histories of suicidal behavior; b) facilitated case comprehension and elaboration of complex clinical judgment; c) presented itself as a broad and flexible approach to a set of complex elements in a systematic and contextualized manner; d) allowed a careful yet comprehensive access to the inner world, helping to overcome significant resistances; e) contributed to the establishment of therapeutical alliance and of adequate intervention plans. From these considerations, some suggestions were made of studies and improvement of the interview before it can be made available for use by health professionals.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2009.
Appears in Collections:PCL - Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura (Dissertações)

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