Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49199
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MurielDeOliveiraGuedes_DISSERT.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Transferência de imunidade passiva em bezerros da raça Girolando
Autor(es): Guedes, Muriel de Oliveira
Orientador(es): Borges, José Renato Junqueira
Assunto: Imunidade passiva
Bovino - reprodução
Data de publicação: 26-Jul-2024
Referência: GUEDES, Muriel de Oliveira. Transferência de imunidade passiva em bezerros da raça Girolando. 2023. 74 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A bovinocultura leiteira no Brasil, desde a colonização, apresenta grande importância econômica e social (Matte Júnior; Jung, 2017). Segundo o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (BRASIL, 2022), o Brasil ocupa atualmente o posto de terceiro maior produtor mundial de leite. Com a produção de mais de 34 bilhões de litros de leite/ano provenientes de 98% dos municípios brasileiros, foi gerado aproximadamente cerca de 4 milhões de empregos formais e informais. Segundo a Secretaria de Política Agrícola (BRASIL, 2022), a estimativa é que até 2030 permanecerão os produtores que se adequarem à nova realidade de eficiência, baseadas na adoção de tecnologia de gestão e sanidade. Entre o período de 1997 a 2018, a região centro-oeste aumentou em 51% sua produtividade leiteira (Rocha; Carvalho; Resende, 2020). Atualmente, o Distrito Federal (DF) possui 1421 produtores de leite, com uma produção diária de 87,4 mil litros, totalizando 34,9 milhões de litros de leite/ano, aproximadamente 10% da produção do Centro- Oeste (EMATER-DF, 2021, Oliveira et al. 2022). O Valor Bruto da Produção (VBP) da cadeia leiteira ultrapassou os R$92,2 milhões, 6,6% do VPB pecuário do DF (EMATER-DF, 2022).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Saúde Animal, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.