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2006_fabricio bacelar liparizi.pdf450,78 kBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorMatias-Pereira, José-
dc.contributor.authorLiparizi, Fabrício Bacelar-
dc.date.accessioned2010-06-04T12:16:54Z-
dc.date.available2010-06-04T12:16:54Z-
dc.date.issued2010-06-04-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.citationLIPARIZI, Fabrício Bacelar. Descentralização fiscal no Brasil: evolução e tendências recentes. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4896-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.en
dc.description.abstractO marco institucional estabelecido pela Constituição de 1988 implementou um novo modelo de federalismo fiscal no Brasil, marcado pela descentralização das finanças públicas e pela ampliação de mecanismos de transferências de recursos entre os três níveis da Federação. A atual tendência de crescimento de tributos não compartilhados com estados e municípios, como as contribuições, e as constantes alterações nas instituições fiscais do país têm sugerido que o modelo de 1988 vem passando por significativas alterações, que podem ter levado a uma recentralização das receitas públicas na União. Esta dissertação de mestrado procura lançar luz sobre essa questão ao discutir conceitos importantes, analisar as origens do atual modelo de federalismo fiscal brasileiro, bem como ao apontar as mudanças institucionais com impacto sobre a estrutura tributária da federação, ocorridas desde a última constituição. Sob o enfoque da arrecadação, buscou-se levantar dados secundários da Arrecadação Tributária Bruta e da Receita Tributária Disponível no período de 1989 a 2004 a fim de se obter uma radiografia da evolução da descentralização fiscal no Brasil e suas tendências desde a redemocratização do país. Como resultado, chegou-se a conclusão que o Brasil vem passando por um processo tênue e gradual de recentralização de recursos na União, principalmente a partir de meados da década de noventa. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe institutional landmark set by the 1988 Constitution implemented a new federalist tax model in Brazil whose main features are decentralization of public finances and a larger scope for resource exchanges between the three levels of the Federation. The current growth trend for taxes not shared with states and municipalities, such as fees, and continual changes in the country’s fiscal institutions have been suggesting that the 1988 model has been going through significant changes that might have led to federal public income recentralization. This paper aims to shed light on that matter by discussing important concepts, as well as pointing out the latest institutional changes which had impact on the federation’s tax structure. As for collection, there is an attempt to gather secondary data of gross tax collection and available tax income between 1989 and 2004 so as to achieve a thorough picture of Brazil’s tax decentralization evolution and its trends since the country’s redemocratization. As a result, it is concluded that Brazil has been going through a subtle, gradual process of resource recentralization in the federal scope, especially since the mid-90s.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDescentralização fiscal no Brasil : evolução e tendências recentesen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordFederalismoen
dc.subject.keywordDescentralização administrativa - Brasilen
dc.subject.keywordAdministração pública - Brasilen
dc.location.countryBRAen
Appears in Collections:PPGA - Mestrado em Administração (Dissertações)

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