Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4854
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_JaniceAnitaBomfimGoulart.pdf4,82 MBAdobe PDFView/Open
Title: Analogias e metáforas no ensino de Física : um exemplo em torno da temática de campos
Authors: Goulart, Janice Anita Bomfim
Orientador(es):: Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto:: Física - estudo e ensino
Issue Date: Jul-2008
Citation: GOULART, Janice Anita Bomfim. Analogias e metáforas no ensino de Física: um exemplo em torno da temática de campos. 2008. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: Embora não haja um consenso sobre o exato papel da analogia no ensino de ciências as discussões a esse respeito têm fornecido parâmetros para o uso da analogia como ferramenta de ensino. O objetivo desse trabalho é retomar essa discussão sob o enfoque de que o raciocínio analógico seja constituinte da própria estrutura do pensamento científico e, portanto, essencial na alfabetização científica e formação cultural do estudante. Nesse sentido, propomos um exemplo do uso da analogia como ferramenta de ensino por meio de um texto de apoio no qual apresentamos o conceito de campo para estudantes do Ensino Médio. Queremos com isso destacar um ensino que explicite os aspectos conceituais do conteúdo escolar de física, em contraste ao ensino que se limita à mera mecanizada manipulação matemática de fórmulas esvaziadas de significado, sem um modelo que as ampare e que torne esse conteúdo significativo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The exact role played by analogy in science teaching is a much discussed topic. Even tough a general consensus has not yet been reached, those discussions have arguably contributed to providing guiding elements in the use of analogy as a teaching tool. This work aims at rethinking the role of analogy in science teaching by considering and highlighting its participation in the very structure of scientific thinking and thus arguing its necessity to the building of scientific literacy and culture. We then propose a new didactic and pedagogical strategy based upon the use of analogy as a tool to explicitly address the conceptual aspects of Physics, contrasting with the teaching based on merely mechanical resolutions of mathematical exercises.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
Licença:: Acesso Aberto
Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/4854/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.