Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4849
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_JulianeRodrigresFerreira.pdf5,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Blended learning : uma proposta de espaços interativos de ensino e aprendizagem de espanhol como LE para a rede pública de ensino do Estado de Goiás
Autor(es): Ferreira, Juliane Rodrigues
Orientador(es): Unternbäumen, Enrique Huelva
Assunto: Língua espanhola - estudo e ensino
Professores e alunos
Ensino e aprendizagem
Professores - formação
Data de publicação: 27-Mai-2010
Referência: FERREIRA, Juliane Rodrigues. Blended learning: uma proposta de espaços interativos de ensino e aprendizagem de espanhol como LE para a rede pública de ensino do Estado de Goiás. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Esta dissertação teve o objetivo primordial de promover uma investigação a respeito das vivências e expectativas de estudantes e professores e professoras frente ao ensino e a aprendizagem de espanhol como LE da rede pública do Estado de Goiás. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com o desenvolvimento do Estudo de Caso de intervenção (FALTIS, 1999). Para desvendar estas vivências e expectativas do ensino e da aprendizagem foram utilizados vários instrumentos, entre eles: questionários, entrevistas e observações em ambientes de aprendizagem. Os dados obtidos se mostraram relevantes para responder as perguntas levantadas nesta pesquisa. Para finalizar, esta dissertação lança o desafio de propor o aproveitamento de espaços interativos Blended Learning (COATEN, 2003; MARSH, e outros 2003) para o aproveitamento das Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, e também contribuir com a formação continuada dos professores e professoras da rede. Com isso, será possível ressignificar as práticas atuais e contribuir com a melhoria da qualidade do ensino de espanhol como LE. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation primary objective was to promote a research on the students’ and teachers’ experiences and expectations related to the teaching and learning of Spanish as a foreign language in Goias public schools .This is a qualitative study, specifically the development of a case study intervention (FAULTS, 1999). To unravel these experiences and expectations of teaching and learning several instruments have been used, including: questionnaires, interviews and observations in learning environments. The data proved to be relevant to answer the questions raised in this research. Finally, this dissertation introduces the challenge of proposing the use of Blended Learning interactive spaces (COATEN, 2003, Marsh and others 2003) to the use of Information Technologies and Communication in the development of teaching and learning, and also contribute to the teachers continuing training. Thus, the current practices can be reframed and contribute to improve the quality of Spanish as a foreign language teaching.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009.
Aparece nas coleções:PGLA - Mestrado em Linguística Aplicada (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.