RIUnB >
IP - Instituto de Psicologia >
PED - Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento >
PED - Programa de Pós-graduação  >
PED - Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10482/4708

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2009_TaicydeAvilaFigueiredo.pdf2,72 MBAdobe PDFView/Open

Title: Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil
Authors: Figueiredo, Taicy de Ávila
Advisor: Neves, Marisa Maria Brito da Justa
Keywords: Educação de crianças
Literatura infanto-juvenil
Teatro de bonecos
Issue Date: 2009
Submit Date: 2009
Citation: FIGUEIREDO, Taicy de Ávila. Brincar, interagir, expressar e comunicar: um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil. 2009. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: O presente trabalho buscou compreender a importância do brincar com Teatro de Bonecos para o desenvolvimento infantil. Entende-se que a Educação Infantil tem como um de seus objetivos pedagógicos a instrumentalização das crianças pequenas, para a construção gradativa de linguagens e conhecimentos cada vez mais amplos. Para fundamentar as proposições deste trabalho, nos apoiamos na abordagem Sócio-Histórica e, também, buscamos resgatar a importância fundamental do ato de ouvir e contar histórias nas classes de Educação Infantil valorizando, sobretudo, a literatura oral. O presente estudo insere-se nas propostas metodológicas qualitativas, utilizando uma metodologia inspirada na pesquisa-ação e foi realizado numa sala de Educação Infantil, de uma Escola Classe da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Foram realizadas 11 sessões de intervenção, sendo seis Oficinas de Rodas de Histórias e cinco Oficinas de Teatro de Bonecos. Participaram das oficinas os alunos de cinco anos de uma turma do 2 período da Educação infantil e sua professora regente. A pesquisa de campo foi registrada com a filmagem das Oficinas de Teatro de Bonecos e pela construção de Portfólios contendo os desenhos produzidos pelas crianças nas Oficinas de Rodas de Histórias. Os dados foram submetidos à análise interpretativa e a análise apontou que as crianças foram capazes de representar, com intencionalidade, por meio de desenhos e da fala, as ações vivenciadas nas oficinas e que interações entre as crianças foram, cada vez mais, sendo mediadas por diálogos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study sought to understand the importance of playing with puppet theaters in child development. It is understood that early childhood education has as one of its pedagogical aims to give small children instruments for the gradual building of languages and increasingly broader knowledge. In order to fundament the propositions of this study, we supported ourselves in the Sociohistorical approach and also sought to recover the importance of the act of listening and storytelling in early childhood education classes, emphasizing, especially, the oral literature. This study inserts itself in the qualitative methodological propositions, using a methodology inspired by Action- Research and conducted in an early childhood education class, an in tuition free school in the Brazil. Eleven sessions were conducted, being six storytelling sessions and five puppet theater ones, where five years old students participated, accompanied by their teacher. The field research was registered by recording the puppet theater sessions and by the construction of portfolios containing the drawings produced by children in storytelling sessions. The data were submitted to interpretive analysis and revealed that the children were capable of represent, intentionality, through drawings and speeches, the actions experienced in the sessions, and that the interactions with them were increasingly being mediated by dialogues.
Additional Information: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.
Appears in Collections:PED - Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Dissertações)

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Site Creative Commons Site Oaister Sítio IBICT Universidade de Brasília
About Repository  |  FAQ  |  Statistics |  Authorization Term
Copyright © 2008 MIT & HP. All rights reserved.