Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4698
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_MarthaHolandaSilva.pdf6,21 MBAdobe PDFView/Open
Title: Repercussões do projeto Um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO)
Authors: Silva, Martha Holanda da
Orientador(es):: Santos, Gilberto Lacerda
Assunto:: Informática - educação
Trabalho pedagógico
Interação homem-máquina
Issue Date: 2009
Citation: SILVA, Martha Holanda da. Repercussões do Projeto um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO). 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo investigar as possíveis contribuições de uma experiência de informática na educação, o projeto UCA - Um Computador por Aluno. O problema de pesquisa investigado foi: quais são as repercussões do projeto Um Computador por Aluno no trabalho pedagógico desenvolvido no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday. O referencial teórico pautou-se em estudos e pesquisas relacionados à aplicação das tecnologias na prática pedagógica desde o planejamento didático, as estratégias e os recursos de ensino até o processo de avaliação da aprendizagem, bem como as interações entre os atores da relação educativa. Para a realização desta pesquisa, adotou-se como referência a abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso junto a coordenadores pedagógicos, professores e alunos. O levantamento de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas, observações das aulas, especificamente, as destinadas às atividades com uso do Classmate e grupo focal. A investigação mostra que houve mudança na organização do trabalho pedagógico a partir da presença do computador em sala de aula. Os resultados são significativos, principalmente, em relação à dinamicidade das aulas e à interação entre os professores e alunos e destes com seus pares. Os resultados alcançados apontaram a necessidade de se criarem práticas de planejamento que sejam fruto de reflexão de experiências vividas no próprio ambiente escolar. Essa perspectiva sem dúvida contribuirá para o fortalecimento do trabalho pedagógico voltado para o reconhecimento do potencial das tecnologias digitais. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this research was to investigate the possible contributions of a computer science experience in education, the project UCA (One Computer per Student). The research problem investigated was: what are the repercussions of the project One Computer per Student on the pedagogic work developed in the State School Dom Alano Marie Du Noday. The theoretical referential was based on studies and research related to the aplication of technologies on the pedagogic practice since the educational planning, the strategies and teaching resources, until the process of learning evaluation, as well as the interactions between the actors in the educational relations. For the completion of this research, the qualitative approach was adopted as reference from a case study together with educational coordinators, teachers and students. The data collection involved the conducting of semi-structured interviews, observation of classes, specifically, destined to activities with the use of Classmate PC and focal group. The investigation shows that there has been change in the organization of the pedagogic work since there are computers in the classrooms. The results are significant, mainly, regarding the dynamics in class and the interaction between teachers and students and of students in pairs. The results indicated the need of creating planning practices which should be the result of reflection on experiences in the school environment. This perspective will undoubtedly contribute to the strengthening of the pedagogic work toward the recognition of the potential of digital technologies.
Description: viii, 133 f. : il.
metadata.dc.description2: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação (Área de concentração Tecnologias da Educação).
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/4698/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.