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Título: A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária : o caso de Guanambi
Outros títulos: Implementation of integrated curriculum in technical course in farming and cattle raising : the case of Guanambi
Autor(es): Silva, Estácio Moreira da
Orientador(es): Borges, Lívia Freitas Fonseca
Assunto: Educação profissional
Políticas públicas educacionais
Ensino profissional
Ensino médio
Data de publicação: 10-Mar-2009
Referência: SILVA, Estácio Moreira da. A implementação do currículo integrado no curso técnico em Agropecuária: o caso de Guanambi. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A presente pesquisa, realizada no ano de 2008, apresentou como tema a implementação do currículo integrado no Curso Técnico em Agropecuária: o caso de Guanambi. Esta investigação se desenvolveu no contexto pedagógico da Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira (EAFAJT). O propósito do estudo foi analisar a implementação do currículo integrado: do prescrito ao real no Curso Técnico em Agropecuária (ensino médio integrado) na EAFAJT, regulamentado a partir do Decreto n. 5.154/04. A pesquisa foi estruturado nos seguintes eixos: políticas públicas da educação profissional, ensino médio integrado e currículo integrado. No tocante à estrutura metodológica, a investigação recorreu às orientações de pesquisa predominantemente qualitativa. Na particularidade do estudo de caso, realizou-se observação participante e utilizou-se como instrumento e procedimentos metodológicos a análise documental de leis, resoluções, pareceres, decretos e planos pedagógicos do Curso Técnico em Agropecuária. Foram realizadas 03 entrevistas com os gestores; 23 professores e 29 estudantes responderam aos questionários. No trato dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as políticas públicas implementadas na Educação Profissional Técnica de nível médio não apresentaram grandes alterações; suas definições sobre integração se resumem em articulação e simultaneidade e sua concepção de educação ainda apresenta uma forte relação com o modelo de produção capitalista. Os professores e gestores percebem as vantagens do Currículo Integrado, mas tanto eles quanto a instituição não foram preparados para trabalhar com essa modalidade. Com isso, a implementação do currículo integrado no curso analisado limitou-se a poucas ações efetivas para cumprimento do prescrito. Enfim, acredita-se ser necessário que a escola ofereça formação aos docentes e crie horários em comum para os professores discutirem e reorganizarem suas ações pedagógicas, trabalhos coletivos para que possam construir objetivos comuns. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research conducted in the year of 2008 presented as theme the implementation of integrated curriculum in the Technical Course in farming and cattle raising: the case of Guanambi. This research was developed based on the pedagogic context of Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira (EAFAJT). The purpose of the study was to analyze the implementation of integrated curriculum: from the prescribed to the real, at the Technical Course in farming and cattle raising (integrated high school) at EAFAJT, regulated by the Decree 5154/04. The research was structured in the following areas: public policy of professional education, integrated secondary education and integrated curriculum. Regarding methodological structure, the research used as guidelines predominantly the qualitative case study. As methodological procedures the documentary analysis of laws, resolutions, opinions, decrees and educational plans in the Technical Course in farming and cattle raising were examined. Interviews were made with 03 managers, and questionnaires were applied with 23 teachers and 29 students, and the data study was done through content analysis. The results showed that the public policies established in the Technical Professional Education at the secondary level showed no major changes, their definitions on integration are summarized by articulation and simultaneity; and their education conceptions still have a strong relationship with the capitalist model of production. Teachers and managers realize the benefits of the Integrated Curriculum, but the institution and these are not prepared to work with this model. Therefore, the implementation of integrated curriculum in the current analysis is limited to a few effective actions in compliance with the prescribed. Finally, it is believed that the school managers should offer training for teachers and create schedules in order to reorganize and discuss their teaching activities, so they can work and build collective goals.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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