Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4532
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_ValderioFreiredeMoraesJunior.pdf490,08 kBAdobe PDFView/Open
Title: A interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis : práticas docentes nas universidades do Estado do Rio Grande do Norte
Authors: Moraes júnior, Valdério Freire de
Orientador(es):: Araújo, Aneide Oliveira
Assunto:: Contabilidade - estudo e ensino
Prática de ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Issue Date: 11-May-2010
Citation: MORAES JÚNIOR, Valdério Freire de. A interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis: práticas docentes nas universidades do Estado do Rio Grande do Norte. 2009 .103 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFRN, Natal, 2009.
Abstract: Na década de 60, começaram as discussões sobre o que seria interdisciplinaridade. No Brasil, os primeiros estudos começaram na década de 70, com o intuito de investigar a intensidade de trocas entre os especialistas e o nível de integração das disciplinas em um projeto de pesquisa. Inicialmente, a interdisciplinaridade se propõe a diminuir a fragmentação do ensino nas universidades, fortalecendo as competências e habilidades nos discentes. Para tanto, a literatura se apóia em conceitos, formas e significados de interdisciplinaridade e o relacionamento entre as disciplinas. Já as práticas interdisciplinares com relação ao professor de Ciências Contábeis são fundamentadas com base na pesquisa bibliográfica. A presente pesquisa tem como objetivo identificar, nas universidades do Rio Grande do Norte, as práticas docentes em relação à interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis. A metodologia utilizada tem como alicerce um questionário com dez perguntas abertas e cinco fechadas; portanto, por meio da análise de conteúdo conseguiu-se chegar aos termos mais citados pelos respondentes e com a escala Likert obter a correlação entre as questões. O trabalho de campo foi realizado junto aos docentes de Contabilidade das universidades do Estado do Rio Grande do Norte que atuaram efetivamente no segundo semestre do ano de 2008, por meio de questionário aplicado. A partir dos dados tabulados, pode-se afirmar que os professores das universidades potiguares realizam práticas interdisciplinares parcialmente, a partir dos seguintes elementos respondidos: relação do conteúdo com a realidade social e o mercado de trabalho, realização de pesquisa, aprendizagem de novos conhecimentos, vinculação de disciplinas, atividade de extensão, trabalhos integrados, foco em áreas diversas, fortalecimento da grade, áreas priorizadas e consolidação de conhecimentos adquiridos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the 60s, began discussions on what would be interdisciplinary. In Brazil, the first studies began in the 70s in order to investigate the intensity of exchanges between experts and the level of integration of disciplines in a research project. Initially, the interdisciplinary aims to reduce the fragmentation of teaching in universities, strengthening the skills and abilities in students. Thus, the literature is based on concepts, forms and meanings of interdisciplinary and the relationship between the disciplines. Those practices with respect to interdisciplinary professor of Accounting Sciences are based on the literature search. This research aims to identify, at the Universities of Rio Grande do Norte, the teaching practices in relation to the interdisciplinary course in Accounting Sciences. The methodology is to base a questionnaire with ten open questions and five closed, so by the content analysis it was possible to reach a more cited by respondents and the Likert scale the correlation between the issues. The fieldwork was conducted among teachers of Accounting Sciences of the State Universities of Rio Grande do Norte that worked effectively in the second half of 2008, through a questionnaire applied. From the data tabulated, one can say that the teachers of Potiguares universities held partly interdisciplinary practice from the following answered: relation of the content with the social reality and the labor market, implementation of research, learning of new knowledge, linking of subjects, length of activity, integrated work, focus on different areas, strengthening the grid, priority areas and consolidation of acquired knowledge.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2009.
Appears in Collections:CCA - Mestrado em Ciências Contábeis (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/4532/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.