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Título: Atuação gerencial : uma análise de fatores intervenientes na formação de profissionais de engenharia civil
Autor(es): Lelis, Flávio Roldão de Carvalho
Orientador(es): Sposto, Rosa Maria
Sant'Anna, Anderson de Souza
Assunto: Gerência
Construção civil
Engenharia civil - profissionais
Data de publicação: Jul-2009
Data de defesa: Jul-2009
Referência: LELIS, Flávio Roldão de Carvalho. Atuação gerencial: uma análise de fatores intervenientes na formação de profissionais de engenharia civil. 2009. 290 f. Tese (Doutorado em Construção Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A Cadeia Produtiva da Construção Civil vem, de forma incremental, desenvolvendo e absorvendo novas tecnologias construtivas e novos paradigmas gerenciais. Isso pode ser comprovado, entre outros fatores, com a prevalência de um mercado cada vez mais competitivo, resultando no enriquecimento do contexto de atuação dos gerentes de obra. Dado esse contexto, fica a questão: qual é o nível de complexidade estabelecido no imaginário destes profissionais em torno da sua ação? Tendo por base tal questão, este trabalho se propõe a analisar, segundo a percepção de sujeitos da área de Engenharia Civil, a relação entre os graus de responsabilidade, capacidade, importância e treinamento necessário para a atuação gerencial. Considerando estes objetivos, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza quantitativa, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários aplicados a uma amostra de 322 participantes, composta por gerentes de obras, engenheiros-professores e acadêmicos concluintes dos cursos de Engenharia Civil nos Estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal. Os dados coletados foram submetidos a um tratamento estatístico que envolveu técnicas descritivas e análise multivariada. A fundamentação teórica do trabalho teve como base os pressupostos da liderança gerencial estabelecidos no Quadro de Valores Competitivos (QVC) proposto por Quinn e Rohrbaugh (1983). Os resultados apontaram a verbalização, a desatenção com as práticas de estágio, a desarticulação do corpo docente e as poucas mudanças nas estratégias de ensino e aprendizagem como maior traço da educação formal. Constata-se que o nível de importância e de capacidade reflete moderadamente o grau de responsabilidade estabelecido no imaginário dos sujeitos, descrevendo seus perfis significativa aproximação conceitual. Destaca-se a tensão entre o que é definido como responsabilidade e o que é importante para a atuação dos gerentes de obras, sendo os desafios gerenciais definidos nas seguintes dimensões: gerência, recursos humanos, formação e identificação profissional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The production chain of the construction industry has developed, in the recent years, new technologies and new management paradigms. This can be evidenced by, among other factors, the prevalence of an increasingly competitive market, resulting in the enrichment of the context of the performance of constructions site managers. Given this context, the question raised is: What is the level of complexity established in the imagination of professionals around its action? Based on this question, this study will examine, from the perspective of the subject area of Civil Engineering, the relationship between the degrees of responsibility, ability, importance and training required for performance management. Given these objectives, we chose to undergo quantitative research, including data collection performed through questionnaires applied to a sample of 322 participants, composed of constructions site managers, school of Civil Engineering professors and students of the final years of Civil Engineering Course in the states of Goiás, Tocantins and Distrito Federal (Brazil). The data collected will be subject to statistical processing techniques involving descriptive and multivariate analysis. The theoretical basis of the work will be based on assumptions of managerial leadership set out in Competing Values Framework (CVF) proposed by Quinn and Rohrbaugh (1983). The results will demonstrate the oral complaining, the inattention to the practical training, the lack of teachers and the few changes in the strategies of teaching and learning as a trace of formal education. It appears that the level of importance and capacity moderately reflect the degree of responsibility established in the minds of the subjects, and thus describing their profiles becoming significant to their conceptual approach. It is the tension between what is defined as responsibility and what is important for the performance of management; the management challenges are identified in the following dimensions: management, human resources, and training and professional identification.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2009.
Aparece nas coleções:ENC - Doutorado em Estruturas e Construção Civil (Teses)

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