Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4347
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MarinaSalimPires.pdf783,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Turismo e pós-modernidade : teoria, cultura e sustentabilidade
Autor(es): Pires, Marina Salim
Orientador(es): Botelho, Cléria
Assunto: Turismo - desenvolvimento sustentável
Cultura e turismo
Ciência - aspectos sociais
Data de publicação: Jun-2009
Referência: PIRES, Marina Salim. Turismo e pós-modernidade: teoria, cultura e sustentabilidade. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as características da conjuntura atual, aqui denominada como pós-modernidade, e identificá-las no estabelecimento do turismo contemporâneo. A pós-modernidade, pelo sentido aqui priorizado, representa reação à modernidade, que elegeu o progresso tecnológico-científico como objetivo central e, ao atrelar-se ao desenvolvimento do capitalismo, gerou profundas alterações na conjuntura da sociedade. As implicações das características pós-modernas no turismo são identificadas e analisadas por intermédio de três temas basilares da teoria pós-moderna e essenciais para o turismo, quais sejam: o conhecimento científico, a sustentabilidade e a cultura. Conclui-se pela constatação de que o turismo tem se estabelecido em pilares atualmente em declínio, devido à conjuntura em que surgiu, na década de cinqüenta. Apesar disso, o atual momento de transição paradigmática torna as possibilidades mais abertas ao turismo que, concomitantemente, tem o potencial de contribuir para moldar o contexto em que se insere. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this paper is to analyze the characteristics of the society, here called postmodern, and identify them within the establishment of contemporary tourism. The sense here prioritized of post-modernity is one of reaction to modernity, which elected the scientifictechnological progress as its central objective, and as it entangled itself with the development of capitalism, profound changes were promoted within the society. The outcomes of the postmodern characteristics in tourism are identified and analyzed through three underpinning themes of postmodern theory, which are essential for tourism: scientific knowledge, sustainability and culture. It is concluded that tourism is being established upon pillars there are now in decline, considering the situation in which it emerged, in the fifties. However, the current moment of paradigmatic transition enables more loose and open possibilities to tourism which, simultaneously, has the potential to shape the context in which it is involved.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
Aparece nas coleções:CET - Mestrado Profissional em Turismo (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.