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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4302
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Title: O PDEE e o doutorado no país sem estágio no exterior : uma análise de aspectos da produção intelectual de docentes da pós-graduação em Educação e em Letras & Linguística
Other Titles: The PDEE and doctorate programme without trainig abroad: an analysis of aspects of the intellectual production aspects of postgraduate professors in Education and in Letters & Linguistics
Authors: Abreu, Joana Ribeiro de
Orientador(es):: Velloso, Jacques
Assunto:: Pós-graduação
Comunicação na ciência
Issue Date: 26-Jun-2009
Citation: ABREU, Joana Ribeiro de. O PDEE e o doutorado no país sem estágio no exterior: uma análise de aspectos da produção intelectual de docentes da pós-graduação em Educação e em Letras & Linguística. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo observar os possíveis efeitos que o estágio no exterior teve na produção intelectual dos docentes oriundos do PDEE e que atuam na pósgraduação stricto sensu em Educação e Letras/Linguística. Trata-se de pesquisa de natureza quantitativa utilizando técnicas de coleta, seleção, organização e análise de dados secundários. A discussão dos resultados teve como base o estudo comparativo de aspectos da produção intelectual de professores que fizeram doutorado no Brasil, com estágio no exterior (PDEE), e de docentes que fizeram doutorado integral no país, sem estágio no exterior. As informações foram extraídas do banco de dados da Capes e de currículos Lattes, com a finalidade de analisar a publicação de artigos em periódicos internacionais de ambas as áreas entre 1998 e 2006. Na área de Educação, também foram considerados os livros e os capítulos de livro publicados em 2006, de acordo com o Qualis das editoras. A discussão dos resultados mostra para a área de Educação que: 1) os docentes egressos do PDEE tendem a ser mais efetivos quanto à publicação de artigos em periódico internacional; 2) poucos docentes PDEEs possuem livros publicados; e 3) muitos docentes com esse tipo de formação têm expressivo índice médio de capítulos de livro publicados em 2006. Uma hipótese a ser levantada é que o contato com diferentes culturas acadêmicas, onde o hábito de publicar já é mais incorporado entre os acadêmicos, pode ter influenciado os resultados. Na análise dos dados para a área de Letras e Linguística, os resultados mostram que o período de estágio no exterior é indiferente para a publicação de artigos em revistas internacionais. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation looks at the possible effects of the overseas internship on the intellectual production of academics who took part on the PDEE and are linked to the post-graduate stricto sensu programmes in Education and Letters/Linguistics. It deals with research using collecting techniques, selection, organization and secondary data analysis. The discussion related to the results had as basis the comparative study of the intellectual production aspects of the postgraduate professors who got their doctorate degrees in Brazil, with internship overseas (PDEE), and researchers who got their full-time doctorate degree in the country without internship overseas. Information was extracted from the database of the Capes and curricula Lattes, with the aim of analyzing the publication of articles in international journals in both areas between 1998 and 2006. There have also been considered, in the Education area, the books and chapters from books published in 2006, according to the Qualis from the editing companies. The discussion of the results shows to the area of Education that: 1) the professors enrolled in the PDEE tend to be more effective regarding the articles being published in international magazines; 2) few PDEE professors have published books; and 3) many professors with that type of background have a significant average index of chapters from books published in 2006. A hypothesis to be brought about is that the contact with different academic cultures, where the publishing habit is already more incorporated amongst academics, could have influenced the results. In the Letters and Linguistics data analysis, the results show that the period of internship overseas is indifferent to the publishing of articles in international journals.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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