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Title: Política e formação : o programa esporte e lazer da cidade no Distrito Federal e entorno
Authors: Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha
Orientador(es):: Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida
Assunto:: Política social - Distrito Federal (Brasil)
Educação física - lazer - política pública
Issue Date: 2009
Citation: FIGUEIREDO. Pedro Osmar Flores de Noronha. Política e formação: o programa esporte e lazer da cidade no Distrito Federal e entorno. 2009. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Esta dissertação de mestrado trata do tema Política e Formação: o Programa Esporte e Lazer da Cidade no DF e entorno. Assim, considerando o desenho e a execução de políticas sociais no contexto do Estado neoliberal, tratando-se especificamente de programas sociais, como o PELC do Ministério do Esporte, podemos questionar como se materializaria, em termos de avanços e limites, a política de formação de trabalhadores do lazer do PELC no DF e entorno? O objetivo geral é identificar os avanços e limites da política de formação, compreendida como uma ação do PELC, situada no quadro das políticas sociais no âmbito federal. Especificamente, pretende-se descrever e analisar a política de formação do PELC, bem como o perfil dos sujeitos que atuam nos núcleos de esporte e lazer. Visando alcançar os objetivos propostos, a pesquisa teve como delineamento o estudo de caso, cuja unidade de análise foi o PELC no DF e entorno, com foco na política de formação dos trabalhadores do lazer, conforme as etapas a seguir: (a) Levantamento bibliográfico; pesquisa documental; e (c) trabalho de campo. A análise dos dados coletados compreendeu três âmbitos: (a) análise documental; (b) análise das falas dos sujeitos; e (c) a análise dos questionários. Em relação ao quadro teórico foi realizado um levantamento bibliográfico onde ocorreu a fundamentação teórica sobre as categorias: Estado, políticas sociais, lazer, trabalho e formação. Os autores debatidos foram, entre outros: Behring (2003); Suassuna et al (2007); Padilha (2000 e 2006); Liáo Junior (2003); Lafargue (1980); Dumazedier (2000); Silva & Silva (2003); Melo & Alves Júnior (2003); Meszáros (2004 e 2007); Mascarenhas (2004); Antunes (2000 e 2006); Lanjoquière (1993); Frigotto (1996); Nóvoa (1997); Tardif (2002); Bracht et al (2004); Gasparin (2007); Freire (1996 e 2005) e Saviani (2003 e 2008). As considerações retratadas no trabalho tratam do entendimento do lazer como tempo e espaço educativo e que encontra no agente comunitário de esporte e lazer do PELC a função de mediador e educador social. A pesquisa aponta que os investigados apresentam uma visão acerca dos saberes necessários a sua prática profissional. Apesar da boa avaliação da política de formação do PELC, o estudo apresenta proposições para o seu aperfeiçoamento. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation deals with the theme Policy and Training Programa Esporte e Lazer da Cidade in Distrito Federal y entorno. Thus, considering the design and implementation of social policies in the context of neoliberal state, specifically in the case of social programs such as PELC of the Ministry of Sport, we wonder what would materialize in terms of leaps and bounds, training policy of workers in leisure PELC - DF and surroundings? The overall objective is to identify the advances and limits of training policy, understood as an action of PELC, situated in the context of social policies at the federal level (2004-present). Specifically, it seeks to describe and analyze the policy formation of PELC, and the profile of the subjects that act in the nuclei of sport and leisure. In order to achieve the proposed objectives, the research was to design the case study, the unit of analysis was the PELC - DF and the surrounding area, focusing on policies to train workers in the leisure, as the following steps: (a) Bibliographic survey, documentary research, and (c) field work. The analysis of data collected included three areas: (a) document analysis, (b) analysis of subjects' statements, and (c) the analysis of questionnaires. Regarding the theoretical framework was based on a literature which was the theoretical framework of the categories: State, social, leisure, work and training. The authors discussed were, among others: Behring (2003); Suassuna et al (2007); Padilha (2000 and 2006); Liáo Junior (2003); Lafargue (1980); Dumazedier (2000), Silva & Silva (2003); Melo Júnior & Alves (2003), Meszaros (2004 and 2007), Mascarenhas (2004), Antunes (2000 and 2006); Lanjoquière (1993); Frigotto (1996); Nóvoa (1997), Tardif (2002); Bracht et al (2004); Gasparin (2007), Freire (1996 and 2005) and Saviani (2003 and 2008). The considerations depicted in the work dealing with the understanding of leisure as time and space education, which is in the police community sport and leisure PELC as mediators and social educator. The study suggests that investigated have a view about the knowledge and competencies needed for professional practice. It was noted that despite the good evaluation of the formation of PELC, the study presents proposals for its improvement.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2009.
Appears in Collections:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

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