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2009_VeronicaLarratPricken.pdf1,95 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorMuniz, Cristiano Alberto-
dc.contributor.authorPricken, Veronica Larrat-
dc.date.accessioned2010-04-07T21:46:02Z-
dc.date.available2010-04-07T21:46:02Z-
dc.date.issued2009-03-23-
dc.date.submitted2009-03-23-
dc.identifier.citationPRICKEN, Veronica Larrat. Dinâmica das representações sociais da matemática reveladas na práxis de professores dos anos iniciais. 2009. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4120-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.en
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a dinâmica das Representações Sociais da Matemática na práxis dos professores dos Anos Iniciais num contexto de (Re) Educação Matemática e tem como campo de Pesquisa uma escola pública da região central de Brasília-DF que participa, atualmente, de um Projeto de Formação Continuada em Serviço em parceria com a Universidade de Brasília. O aporte teórico foi fundamentado em autores como: Moscovici (2001), Jodelet (2003), Abric (2001), Pais (2003), Ponte (1987) Muniz (2001). Este estudo de caso teve como objetivo analisar quais e como as Representações da Matemática se revelam na práxis dessas professoras de acordo com o tempo de imersão no Projeto e, como principal instrumento de coleta de dados, a observação participante na sala de aula de três professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental em diferentes etapas de (Re) Educação, além do grupo de discussão e entrevistas narrativas. O que se verificou ao longo da Pesquisa é que existe um movimento dessas representações manifestado nas ações dos sujeitos desde a organização do trabalho pedagógico até o momento do contato direto com seus alunos e que a maneira como essas ações são exteriorizadas se diferenciaram de acordo com o tempo de imersão de cada professora no processo formativo promovido pelo Projeto de Re-Educação Matemática. A análise das práxis e das falas das professoras participantes acaba por revelar que mudar a Representação acerca da Matemática é um processo que demanda tempo, estudo e reflexões sobre o processo de ensinar e de aprender matemática, para o qual a possibilidade de participar tanto de espaço formativo quanto de Pesquisa no campo da Educação Matemática é fator determinante para mudança de elementos que constituem o núcleo da representação social do professor. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present work talks about the Dynamics of the Mathematics Social Representations on praxis of the elementary school teachers in a context of Mathematical (Re) Education and has a public school in the near of Brasilia downtown, as a field of study, and this school has nowadays with a Project of Continuous formation in service, which is a joint venture with University of Brasilia. The theoretical support accounted with several authors, like Moscovici (2001), Jodelet (2003) ,Abric(2001), Pais(2003), Ponte (1987), Muniz(2001) among others. This study had as a principal collecting instrument the observation participative in the classroom of three teachers of the third year of elementary school in different steps of (Re) Education besides, discussion group, narrative interviews and has a goal of analyzing which and how the Social Mathematical Representations revealed themselves in the praxis of these teachers, according to the engaging time in the Project. During the research one could observe the existence of a movement of these representations manifested by the actions of the subjects, from the pedagogical work organization till the prompt contact with their pupils and the way in which these actions are exteriorized differentiated according as the engaging time of each teacher in the formation process promoted by the Mathematical Re-Education Project. The teachers analysis praxis and teachers speaking reveal that changing in the Representation about the Mathematics is a process that takes time, study and reflections on the teaching and learning Mathematics, to which the possibility of participating on the formative space as well as on the research of Mathematical Education are determinant factors for changing in elements which constitute the teacher social representation nucleus.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDinâmica das representações sociais da matemática reveladas na práxis de professores dos anos iniciaisen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProfessores de matemáticaen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordPrática de ensino - matemática (ensino fundamental)en
dc.location.countryBRAen
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

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