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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4109
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Title: A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina
Authors: Alves, Elder Patrick Maia
Orientador(es):: Santos, Mariza Veloso Motta
Assunto:: Cultura popular
Sertão
Política cultural
Issue Date: Apr-2009
Citation: ALVES, Elder Patrick Maia. A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina. 2009. 385 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Este trabalho tem como horizonte temático as transformações ocorridas no âmbito da produção simbólico-cultural contemporânea, notadamente no que diz respeito às novas faces e fases do processo de industrialização do simbólico com as políticas culturais públicas. Diante dessa temática, a pesquisa buscou objetivar precisamente as interfaces entre determinadas políticas culturais públicas e o advento de uma nova formação discursiva (o repertório discursivo UNESCO) para a estruturação de um mercado de bens e serviços culturais bastante específico, ancorado fundamentalmente no valor social conferido à categorias como tradição e "autenticidade". As interfaces entre os processos mencionados plasmaram uma rede de interdependências assaz complexa, integrada por distintos planos empíricos, tensões políticas e lutas culturais, além de processos intersubjetivos, como o consumo simbólico e a construção social do gosto. O objetivo do trabalho consiste, assim, em desvelar e compreender os principais eixos de tessitura dessa rede, composta simultaneamente por quatro processos: os impactos da intensificação do processo de industrialização do simbólico (hoje também digitalização do simbólico); o advento de uma nova formação discursiva em âmbito transnacional, tributária das lutas político-culturais em defesa da diversidade cultural, da identidade e das chamadas culturas tradicionais e populares, lutas essas marcadas pelas novas relações entre as categorias de cultura e desenvolvimento; a implementação de determinadas políticas culturais (como o Programa Cultura Viva e o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial - PNPI), que atualizam e potencializam o valor social atribuído às categorias de tradição e "autenticidade", pondo em circulação alguns signos institucionais de distinção, como os pontos de cultura e o título de Patrimônio Cultural do Brasil, muitas vezes utilizados com objetivos políticos e econômicos; por fim, o consumo simbólico orientado pela busca da experiência de consumir bens e serviços culturais reputados como profundamente "autênticos" e tradicionais, como a literatura de cordel, os objetos de barro da arte figurativa e o forró/baião, presentes em determinadas linguagens artísticas, como o cinema, o teatro e a literatura. Esses quatro processos conjugados configuram a economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The thematic horizon of this paper focus on the transformations that occurred in the scope of the contemporary cultural-symbolic production mainly in matters of the new faces and phases of the industrialization of the symbolic process within the public cultural politics. Facing this theme, this research seeked to show precisely the interfaces between the definite public cultural politics and the advent of a new discourse formation (the discourse repertoire of UNESCO) for the structuring of a very specific cultural market of goods and services, anchored fundamentally in the given social value of the categories of tradition and “authenticity”. The interfaces between the mentioned processes has shaped a complex net of interdependences integrated by distinct empirical plans, political tensions and cultural fights beyond the inter-subjective processes as a symbolic consumption and the social construction of taste. The objective of this paper consists thus, in revealing and understanding the main axes of texture of this net, composed simultaneously by four processes ; The impacts of the intensification of the industrialization of the symbolic (today also called digitalization of the symbolic); The advent of a new discourse formation in the transnational scope, tributary of the cultural-political fights in the defense of the cultural diversity , identity and the so called traditional and popular cultures. These fights were marked by the new relations between the categories of culture and development, the implementation of certain cultural politics( such as the show called “Programa Cultura Viva”-Living Culture Show and “Programa Nacional do Patrimonio Imaterial - PNPI”- National Program of the Imaterial Patrimony), that have updated and potencialized the social value attributed to the cathegories of tradition and “authenticity” placing in circulation some distinguished institutional signs such as cultural points and the title of Brazillian Cultural Patrimony, many times used for economical or political purposes, and finally the symbolic consumption guided by the search of the experience to consume goods known as deeply “authentic” and traditional, such as Twine Literature (“Literatura de Cordel”),objects made of adobe from the figurative art and “Forró/Baião”dance, present in some determined artistic languages such as the movies, the theater and literature. These four conjugated processes configure the symbolic economy of the popular “sertanejo”- North.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2009.
Appears in Collections:SOL - Doutorado em Sociologia (Teses)

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