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Título: Formação profissional específica no contexto da educação infantil de qualidade
Autor(es): Almeida, Fernanda Amaral
Orientador(es): Sousa, Maria de Fátima Guerra de
Assunto: Educação de crianças
Professores - formação
Data de publicação: 6-Abr-2010
Data de defesa: Mar-2009
Referência: ALMEIDA, Fernanda Amaral. Formação profissional específica no contexto da educação infantil de qualidade. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo discutir as relações entre a formação profissional específica e a qualidade na educação infantil. Entender que contribuições trazem essa formação a uma educação infantil de qualidade e como se constrói esse processo, foram focos centrais de todo o estudo. A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil pertencente à Secretaria de Educação do Distrito Federal, localizado em uma Região Administrativa do DF. Participaram do estudo duas professoras do segundo período, turmas de cinco anos e a supervisora pedagógica. A pesquisa tratou da formação específica na Educação Infantil por ser considerada como um importante parâmetro de qualidade, tendo em vista que o profissional com essa formação possui maiores aportes para realizar uma docência com qualidade. Utilizou-se a metodologia qualitativa e, como instrumentos para a construção das informações, um questionário exploratório, entrevistas com as duas professoras e com a supervisora, observação participante nas duas turmas em que as professoras pesquisadas eram docentes e análise documental do Projeto Político Pedagógico. Construiu-se nesse sentido indicadores de qualidade da formação específica divididos em três grupos: formação inicial, formação em serviço e prática pedagógica docente. Cada grupo trouxe indicadores que foram utilizados como parâmetros em toda a pesquisa de campo e foram discutidos individualmente na análise. A análise das informações construídas mostrou que alguns dos indicadores foram amplamente contemplados e outros não. Nesse sentido, é possível afirmar que a discussão sobre a formação específica na educação infantil é terreno a ser ainda muito explorado, tendo em vista que os profissionais pouco têm clareza sobre essa temática e ainda possuem dificuldades em unir a teoria e a prática. Compreendeu-se, também, que a prática refletida é ferramenta fundamental para uma docência de qualidade e deve estar presente em toda instituição de Educação Infantil preocupada com a qualidade. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to discuss the relationship between professional training and the quality in early childhood education. Understand that contributions bring this training to a quality early childhood education and how to build this process, were central parts of the whole study. The study was conducted in a Childhood Education Center of the Education Department from the Federal District, located in an Administrative Region of DF. As object of study, we used two teachers of the second period, groups of five year-old children, the educational supervisor, as well as the Pedagogical Political Project. The research dealt with the professional training in Childhood Education; hence it is to be considered as an important measure of quality. Therefore, the professional with this vocational training has more conditions to achieve a desired quality in teaching. As tools for this paper, we used qualitative methodology, and, as tools for the construction of information, interviews with both teachers and the supervisor. In addition to the above said participant observation in two classrooms where the teachers were the surveyed ones and, also, documentary analysis of the Political Pedagogical Project was also done. In that sense of quality, indicators were divided into three groups: initial training, training in practice and pedagogical quality teaching. Each group has indicators that were used as parameters in the whole field research and discussed individually in the analysis. Based on the analysis of information collected, it could be noticed that some of the indicators have been widely covered and others not. Therefore, it is possible to say that the discussion on specific training on childhood education has, still, a long path to be explored, since professionals have very little clarity on this issue and still have difficulties in putting the theory and practice together. In conclusion, it was also reflected that reflected practice is a fundamental teaching tool and should be present in a qualified institution of child education.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
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