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Title: Políticas públicas de educação no Brasil : a utilização da EAD como instrumento de inclusão social
Other Titles: Public policies of education in Brazil : the use of EaD as instrument for social inclusion
Authors: Matias-Pereira, José
Assunto:: Ensino a distância
Política pública
Inclusão social
Issue Date: 2008
Citation: MATIAS-PEREIRA, José. Políticas públicas de educação no Brasil: a utilização da EAD como instrumento de inclusão social. Journal of Technology Management and Innovation, v. 3, p. 44-55, 2008. Disponível em: <http://www.jotmi.org/index.php/GT/article/view/art79/128>. Acesso em: 22 fev 2010.
Abstract: Temos como objetivo analisar – a partir do debate sobre a teoria e o conceito de educação a distância – as possibilidades de utilização intensiva da EaD, no contexto das novas políticas públicas de educação, como instrumento de inclusão social no Brasil. Nesse esforço buscamos analisar os aspectos mais sensíveis e a validade da utilização do ensino a distância, num país de perfil continental e marcado pela diversidade, em um contexto onde a aprendizagem continuada passou a fazer parte na vida das pessoas. Ficou razoavelmente evidenciado que a EaD se apresenta como uma ferramenta importante no processo de construção de políticas públicas de educação no país. Concluímos que, as políticas públicas de educação a distância no Brasil, em que pesem as limitações assinaladas, estão contribuindo de forma efetiva para uma crescente inclusão social no país. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present article searchs to analyze - from the debate on the theory and the concept of education in the distance - the possibilities of intensive use of the EaD, in the context of the new public politics of education, as instrument of social inclusion in Brazil. It is verified, in this analysis that education in the distance, in a context where the continued learning started to be part in the life of the people, is presented as an important tool in the process of construction of public politics of education in the country. We conclude that, in the management of the public politics of education in the distance in Brazil must be advanced in the consistent construction of one arcabouço institucional and in the generation of stimulatons to the research in EaD, with sight to contribute for an increasing social inclusion in the country.
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