Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3584
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_ClaudioChagasFigueiredo_atepag39.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2008_ClaudioChagasFigueiredo_pag40_atefinal.pdf5,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Contribuição para a análise urbana a partir do georreferenciamento de elementos morfométricos de plantas antigas : Rio de Janeiro, 1812 e 1906
Autor(es): Figueiredo, Cláudio Chagas
Orientador(es): Guimarães, Renato Fontes
Assunto: Mapas - Rio de Janeiro (RJ)
Urbanização
Data de publicação: 14-Jul-2008
Referência: FIGEUIREDO, Cláudio Chagas. Contribuição para a análise urbana a partir do georreferenciamento de elementos morfométricos de plantas antigas: Rio de Janeiro, 1812 e 1906. 101 f. : il. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Além de apresentarem informações que auxiliam no entendimento da lógica de ocupação de cidades ao longo do tempo, as plantas do passado refletem, como documentos históricos, os anseios dos diversos atores envolvidos na construção do espaço urbano. Nessa linha, esta dissertação segue dois eixos aparentemente distintos, ao considerar as relações matemáticas aplicadas no processo de construção de cada representação e ao examinar a atuação dos agentes envolvidos na dinâmica espacial da área de estudo. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo investigar a evolução da cidade do Rio de Janeiro ao longo do período estudado, baseando-se em dados recuperados de plantas do passado e na comparação de elementos encontrados nestes documentos cartográficos. Para isso, aplicou-se a técnica de georreferenciamento em duas plantas, referentes aos anos de 1812 e 1906, nas quais foram utilizados elementos que permanecem até os dias de hoje, que permitem o relacionamento entre estas representações e uma base cartográfica recente. Por outro lado, realizou-se uma observação multitemporal, baseada na atuação dos agentes modeladores do espaço, buscando entender os interesses envolvidos na construção das plantas, que resultaram dos conhecimentos adquiridos sobre o espaço, segundo os pontos de vista daqueles que as construíram. Dessa forma, cada planta é fruto da sociedade que a criou, apresentando as conseqüências das relações entre os agentes produtores e consumidores do espaço traduzidas em traços de desenho. Considerando a aplicação da técnica cartográfica, deve ser lembrado que as duas plantas foram construídas empregando os melhores procedimentos disponíveis na época de sua elaboração, o que ilustra o esforço de uma representação precisa e científica. Vale lembrar, ainda, que os principais elementos de ligação entre as plantas são imóveis do Estado ou da Igreja, o que os caracteriza como os principais agentes modeladores. Mas devese ressaltar a importância de outros agentes, que também tiveram seus interesses materializados no espaço e, conseqüentemente, nas representações. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The old maps get in itself information which would help understanding the city development throughout the time. These maps are historical documents that have been shown the desire and wish of different people who had worked in the urban area organization. This research gets two ways. By one hand think about the mathematic relationship present in this kind of representation. By other hand analyzing that one who took part in the searched urban area involved in this plot. So, the purpose of this paper is the searching of the Rio de Janeiro development through the studied period, based on ancient maps and their information. It has been applied georeferencing technique in two maps dated on 1812 and 1906, linking them with a modern map. By other hand it has been observing through the time by the social and government institutions such as another agents action.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2008.
Aparece nas coleções:GEA - Mestrado em Geografia (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.