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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35536
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Title: Os conhecimentos do lazer nos projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Educação Física no estado de Goiás
Authors: Nascimento, Oromar Augusto dos Santos
Orientador(es):: Lazzarotti Filho, Ari
Assunto:: Lazer e educação
Educação física - formação profissional
Educação física - currículos
Projeto pedagógico
Issue Date: 9-Oct-2019
Citation: NASCIMENTO, Oromar Augusto dos Santos. Os conhecimentos do lazer nos projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Educação Física no estado de Goiás. 2017. iv, 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: Tema: os conhecimentos do lazer nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Educação Física do Estado de Goiás. Problema: como os cursos de licenciatura em Educação Física de Instituições de Educação Superior do Estado de Goiás, contemplam os conhecimentos pertinentes ao lazer em seus Projetos Pedagógicos de Curso? Objetivo geral: compreender como os conhecimentos referentes ao lazer estão presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos de licenciatura em Educação Física do Estado de Goiás. Metodologia: pesquisa de caráter qualitativo, do tipo documental, na qual realizamos uma análise de conteúdo, seguindo o modelo de Amado (2013), de 6 PPC, disponibilizados por IES situadas no referido Estado. Utilizamos o software de apoio para análise qualitativa WebQDA®, nas fases de categorização, e questionamento dos dados, através da elaboração de matrizes analíticas que guiaram o processo de análise e interpretação dos resultados. Resultados: existência de disciplinas específicas sobre lazer e recreação nos 6 PPC, com carga horária média de 67 horas/aula, de caráter introdutório sobre a referida temática, estabelecendo relações com a educação, jogos, brinquedos e brincadeiras. Estas disciplinas utilizaram livros de autores nacionais como principais fontes de referências em suas bibliografias. Estas também dialogam com a educação, e estabelecem o lazer como campo de intervenção profissional, em sintonia com o apresentado no texto das ementas. Constatamos a presença dos conhecimentos do lazer e recreação em outras disciplinas, geralmente do tipo esportiva, que apontavam estes conteúdos como possíveis elementos a ser desenvolvidos na atuação profissional com lazer. Conclusão: os conhecimentos do lazer estão presentes nos 6 PPC estudados, sendo apresentado como campo de atuação profissional, estabelecendo relações com a educação, mas carecendo de maior aprofundamento temático, tendo em vista que as disciplinas, em sua maioria, possuem caráter introdutório, que inviabilizou a definição do papel destes conhecimentos na atuação profissional dos egressos das IES estudadas.
Abstract: Theme: the leisure knowledges in Pedagogical Projects of Physical Education Courses in the State of Goiás. Probem: How the courses of Physical Education of Higher Education Institutions of the State of Goiás, contemplate the knowledge pertinent to leisure in their Pedagogical Projects of Course? General objective: to understand how the knowledge related to leisure are present in the Pedagogical Projects of courses in Physical Education of the State of Goiás. Methodology: qualitative research, of the documentary type, in which we perform a content analysis, following the model of Amado (2013), of 6 PPC, made available by Institutions of Higher Education located in the said State. Our analysis was supported by the WebQDA® qualitative analysis software, in the phases of categorization and data questioning, through the elaboration of analytical matrices that guided the process of analysis and interpretation of the results. Results: the existence of specific disciplines on leisure and recreation in the 6 pedagogical projects, with an average hourly load of 67 h / a, introductory on the subject, establishing relations with education, games and toys. These disciplines used books by national authors as main sources of references in their bibliographies. These also dialogue with education, and establish leisure as a field of professional intervention, in line with what is presented in the text of the discipline syllabus. We verified the presence of leisure and recreation knowledge in other disciplines, usually of the sports type, which pointed out these contents as possible elements to be developed in the professional intervention with leisure. Conclusion: the knowledge of leisure is present in the six PPCs studied, being presented as a field of professional activity, establishing relations with education, but lacking a greater thematic depth, considering that the disciplines, for the most part, have an introductory character, which made it impossible to define the role of this knowledge in the professional activity of the graduates of the studied institutions.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)

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