Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35379
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_RicardoQueirozLobatoSantos.pdf1,8 MBAdobe PDFView/Open
Title: Uma proposta de tributação da exploração do minério de ferro para o financiamento do reaparelhamento das Forças Armadas Brasileiras
Authors: Santos, Ricardo Queiroz Lobato
Orientador(es):: Oreiro, José Luís da Costa
Assunto:: Defesa nacional
Forças armadas - Brasil
Finanças públicas - Brasil
Minério de ferro
Issue Date: 27-Aug-2019
Citation: SANTOS, Ricardo Queiroz Lobato. Uma proposta de tributação da exploração do minério de ferro para o financiamento do reaparelhamento das Forças Armadas Brasileiras. 2019. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: O objetivo deste trabalho é propor uma nova maneira de se arrecadar recursos para financiar o reaparelhamento das Forças Armadas Brasileiras por meio da tributação da exploração do minério de ferro. Isto ocorre, pois o país encontra-se em um processo de recuperação econômica e com a situação fiscal em um patamar alarmante, o que dificulta sua recuperação econômica e afeta de modo significativo o setor de Defesa. Para realizar esta tarefa, é feita uma reconstrução do cenário geopolítico global nos últimos setenta anos, de modo a mostrar como mais que nunca, em um cenário de mundo em desconstrução, o país precisa contar com Forças Armadas prontas para a defesa do território. Também é demonstrado como a situação fiscal que atinge a Defesa também se estende a diversas outras áreas, sendo um problema brasileiro. Por fim, é apresentado como solução para o desinvestimento em Defesa, a tributação da exploração do minério de ferro, que dar-se-á por meio da constituição de um Fundo Constitucional de Financiamento. O trabalho é embasado por ampla pesquisa bibliográfica e documental. O estudo busca oferecer uma solução para um problema que se alastra por anos – o desinvestimento no setor de Defesa Brasileiro – de modo a mitigar as dificuldades que passam as Forças Armadas e oferecer uma resposta consistente para a crise brasileira.
Abstract: The objective of this study is to propose a new way of raising funds to finance the refitting of the Brazilian Armed Forces through the taxation of the exploitation of iron ore. This is due to the fact that the country is in a process of economic recovery and with the fiscal situation at an alarming level, which hampers its economic recovery and significantly affects the Defense sector. To accomplish this task, a reconstruction of the the last 70 years global geopolitical scenario has been made, in order to show how, more than ever, in a deconstructing world scenario, the country needs to have Armed Forces ready to defend the territory. It is also demonstrated how the fiscal situation that reaches the Defense also extends to several other areas, being a Brazilian problem. Finally, the taxation of the exploitation of the iron ore is presented as a solution for the disinvestment in Defense, which will take place through the constitution of a Constitutional Financing Fund. The work is based on extensive bibliographical and documentary research. The study seeks to offer a solution to a problem that has been spreading for years – disinvestment in the Brazilian Defense sector – in order to mitigate the difficulties that the Armed Forces are experiencing and provide a consistent response to the Brazilian crisis.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ECO - Mestrado em Economia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/35379/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.