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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35297
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Title: Formação de professores de ciências: uma proposta de atividades interdisciplinares para os anos finais do ensino fundamental
Authors: Noronha, Priscila Alves
Orientador(es):: Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto:: Interdisciplinaridade
Professores - formação
Ensino de ciências
Educação interdisciplinar
Issue Date: 15-Aug-2019
Citation: NORONHA, Priscila Alves. Formação de professores de ciências: uma proposta de atividades interdisciplinares para os anos finais do ensino fundamental. 2019. [137] f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: A formação dos indivíduos na sociedade sofre grande influência das instituições educacionais, as quais baseiam suas estruturas na organização social, e, portanto, acabam abrangendo o caráter fragmentado e desarticulado da sociedade moderna, assim os alunos não são incentivados a formarem uma visão ampla do mundo. Diante desse cenário, a interdisciplinaridade surge como uma alternativa ao saber fragmentado, permitindo uma visão mais holística do mundo. A interdisciplinaridade é considerada um conceito polissêmico, não possuindo uma definição única e acabada. Nesta dissertação apresentaremos o conceito de diversos autores como: Thiesen, Japiassu, Fazenda, Morin, Bonatto, entre outros. Contudo, o que se pode afirmar é que, independente do conceito atribuído por cada autor, a interdisciplinaridade surge como uma alternativa à abordagem disciplinar normalizadora, com a finalidade de suprir a fragmentação das ciências e do conhecimento produzido por ela, cujo exprime resistência a um saber parcelado. Em relação à aplicação da prática interdisciplinar, existe uma dualidade entre os autores, ao qual alguns afirmam que pode ser realizada somente com a participação de outros professores, e outros que defendem que ela também pode ocorrer por intermédio de um único professor, ponto que também será discutido nesta pesquisa. Os documentos oficiais que norteiam ou normatizam a área de educação também orientam para que a abordagem do ensino ocorra de forma interdisciplinar: Lei de Diretrizes e Bases, Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Neste contexto, os livros didáticos, que se constroem como um importante apoio pedagógico para o professor e para o aluno, também necessitam seguir essa a orientação de articulação de conteúdos proposta por esses documentos. Diante disso, a presente pesquisa visa estudar a interdisciplinaridade em seu contexto educacional, devido à relevância que a temática representa para a educação. O objetivo dessa dissertação foi elaborar e aplicar uma proposição didática, em conjunto com professores de ciências, que abordasse atividades práticas interdisciplinares para o ensino de Ciências. Para isso, foi realizado um minicurso ao qual participaram 3 professoras, com 6 encontros. Durante esse minicurso foram discutidos os conceitos de interdisciplinaridade dos autores, bem como a dualidade metodológica existente. Ocorreu também a análise dos livros didáticos utilizado pelas professoras em suas aulas. Para a finalização, foi produzido e aplicado pelas professoras uma proposta didática interdisciplinar sobre o Sistema Solar. Essa proposta compõe a proposição didática elaborada nessa Dissertação, “Atividades interdisciplinares de Ciências para o Ensino Fundamental”, juntamente com mais 5 propostas elaboradas pelas autoras. Com o minicurso foi possível dialogarmos e conhecermos sobre a concepção de interdisciplinaridade das professoras participantes. A proposta didática interdisciplinar sobre o Sistema Solar foi aplicada nas aulas de uma das professoras participantes. Nesse momento, foi possível observar que a interdisciplinaridade se constrói na prática diária do professor, não necessitando de projetos muito articulados para que ocorra. Foi possível observar que conduzir uma aula simples de forma interdisciplinar, está relacionada a disposição do professor para buscar integrar os conhecimentos e permitir ao aluno uma visão mais integrada da realidade.
Abstract: The formation of individuals is a major influence of educational institutions, such as those based on their social organizations, and therefore they end up including the fragmented and disjointed expressions of modern society. In this scenario, the interdisciplinarity emerges as an alternative to know fragmented, allowing a more holistic vision of the world. Interdisciplinarity is considered a given its multifaceted concept, not possessing a single definition and finished. In this dissertation he presented the concept of authors such as: Thiesen, Japiassu, Fazenda, Morin, Bonatto, among others. However, what we can say is that, regardless of the term assigned by each author, interdisciplinarity emerges as an alternative to disciplinary regulatory approach, with the purpose of supplying the fragmentation of science and knowledge produced for her, which expresses the resistance a knowledge in installments. In relation to the application of interdisciplinary practice, there is a duality between the authors, to which some claim can be accomplished only with the participation of other teachers, and others who argue that she can also occur through a single Professor, point will also be discussed in this research. The official documents that guide or regulate an area of education also oriented to the approach of teaching is interdisciplinary: Law of Guidelines and Bases, National Curricular Parameters, National Curricular Common Base and National Curricular Guidelines. In this context, the textbooks, which are built as an important pedagogical support for the teacher and for the student, also need to follow this guidance articulates the contents proposed by these documents. Therefore, this research aims to study the interdisciplinarity in your educational context, due to the relevance that the topic represents for education. The purpose of this dissertation was to elaborate and apply a didactic proposal, together with teachers of science, that would approach the practices of interdisciplinary practices for the teaching of sciences. The mini-course was held to which 3 teachers participated, with 6 meetings. During this mini-course we discussed the concepts of interdisciplinarity of the authors, as well as the existing methodological duality. There was also an analysis of the textbooks used by the teachers in their classes. To finalize, an interdisciplinary didactic proposal on the Solar System was produced and applied by the teachers. This proposal composes the didactic proposal elaborated in this Dissertation, "Interdisciplinary Activities of Sciences for the Elementary School", along with 5 more proposals elaborated by the authors. With the mini-course it was possible to dialogue and to know about the conception of interdisciplinarity of the participating teachers. The interdisciplinary didactic proposal on the Solar System was applied in the classes of one of the participating teachers. At that moment, it was possible to observe that interdisciplinarity is built in the daily practice of the teacher, not requiring very articulated projects to occur. It was possible to observe that conducting a simple class in an interdisciplinary way, is related to the willingness of the teacher to seek to integrate the knowledge and to allow the student a more integrated vision of reality.
Resumen: La formación de los individuos en la sociedad sufre gran influencia de las instituciones educativas, las cuales basan sus estructuras en la organización social, y por lo tanto, acaban abarcando el carácter fragmentado y desarticulado de la sociedad moderna, así que los alumnos no son incentivados a formar una visión amplia del mundo. Ante este escenario, la interdisciplinaridad surge como una alternativa al saber fragmentado, permitiendo una visión más holística del mundo. La interdisciplinaridad es considerada un concepto polisémico, no teniendo una definición única y acabada. En esta disertación presentaremos el concepto de diversos autores como: Thiesen, Japiassu, Fazenda, Morin, Bonatto, entre otros. Sin embargo, lo que se puede afirmar es que, independientemente del concepto atribuido por cada autor, la interdisciplinaridad surge como una alternativa al abordaje disciplinario normalizante, con la finalidad de suplir la fragmentación de las ciencias y del conocimiento producido por ella, que exprime resistencia a un saber parcelado. En cuanto a la aplicación de la práctica interdisciplinar, existe una dualidad entre los autores, al que algunos afirman que puede ser realizada solamente con la participación de otros profesores, y otros que defienden que ella también puede ocurrir por intermedio de un único profesor, punto que también se discutirá en esta investigación. Los documentos oficiales que orientan o normalizan el área de educación también orientan para que el abordaje de la enseñanza ocurra de forma interdisciplinaria: Ley de Directrices y Bases, Parámetros Curriculares Nacionales, Base Nacional Común Curricular y las Directrices Curriculares Nacionales. En este contexto, los libros didácticos, que se construyen como un importante apoyo pedagógico para el profesor y para el alumno, también necesitan seguir esa orientación de articulación de contenidos propuestos por esos documentos. Por ello, la presente investigación pretende estudiar la interdisciplinaridad en su contexto educativo, debido a la relevancia que la temática presenta para la educación. El objetivo de esta disertación fue elaborar y aplicar una proposición didáctica, en conjunto con profesores de ciencias, que abordara actividades prácticas interdisciplinares para la enseñanza de Ciencias. Para ello, se realizó un minicurso al que participaron 3 profesores, con 6 encuentros. Durante este minicurso se discutieron los conceptos de interdisciplinaridad de los autores, bien como la dualidad metodológica existente. También se produjo el análisis de los libros didácticos utilizado por las profesoras en sus clases. Para la finalización, fue producido y aplicado por las profesoras una propuesta didáctica interdisciplinaria sobre el Sistema Solar. Esta propuesta compone la proposición didáctica elaborada en esta Disertación, “Actividades interdisciplinares de Ciencias para la Enseñanza Fundamental”, junto con otras 5 propuestas elaboradas por las autoras. Con el minicurso fue posible dialogar y conocer sobre la concepción de interdisciplinariedad de las profesoras participantes. La propuesta didáctica interdisciplinaria sobre el Sistema Solar fue aplicada en las clases de una de las profesoras participantes. En este momento, fue posible observar que la interdisciplinaridad se construye en la práctica diaria del profesor, no necesitando de proyectos muy articulados para que ocurra. Es posible observar que conducir una clase simple de forma interdisciplinaria, esta relacionada a la disposición del profesor para buscar integrar los conocimientos y permitir al alumno una visión más integrada de la realidad.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
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Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

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